30/11/2015 12h26

Agricultores familiares recebem doação de 20 mil alevinos

Alevinos foram distribuídos para as 60 famílias ligadas aos módulos de aquicultura da Seagr

Alevinos são distribuídos aos agricultores

Três associações de agricultores familiares foram beneficiadas com a entrega de 20 mil alevinos de tilápia para incentivo à aquicultura no município de Coruripe, durante o fim de semana, na Colônia Pindorama, dentro das ações programadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) para a segunda edição do Governo Presente.

Os alevinos foram distribuídos para as 60 famílias ligadas aos módulos de aquicultura da Seagri instalados nas comunidades de Cachoeira, Palmeira Alta e Bom Sucesso. Durante a solenidade de entrega, o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembrou os números do Programa de Distribuição de Alevinos executado pelo Governo do Estado, por meio da Seagri, em 2015. O programa foi retomado em abril, com o fim do processo de absorção da estrutura da antiga Secretaria de Aquicultura e Pesca pela Seagri e a reativação dos 17 módulos de aquicultura instalados em todas as regiões do Estado.

“Com a entrega, o Programa chega a um milhão de alevinos, beneficiando mais de 1.400 famílias de pequenos agricultores em 40 municípios do Estado. Com a distribuição de alevinos, conseguimos garantir alimento e renda a milhares de pessoas em assentamentos e pequenas comunidades rurais. Em 2016, queremos atingir a marca de dois milhões de alevinos distribuídos a partir dos núcleos de produção que temos em Piranhas e em Rio Largo”, disse o secretário, após realizar o peixamento em tanques-rede do núcleo localizado no módulo de Palmeira Alta.

Na Colônia Pindorama, foi promovida uma palestra sobre estratégias de comercialização de pescados ministrada pelo assessor especial da Seagri, Edson Maruta, com a intenção de ajudar os pequenos agricultores que buscam a alternativa da aquicultura a aumentar sua renda. Nesse sentido, a Seagri também contribui com a realização de feiras para aproximar produtores e consumidores, como a Feira do Peixe Vivo, realizada nos meses de abril e setembro.

Ainda na Pindorama, o técnico Sidnei Bezerra comandou um Dia de Campo sobre o programa Balde Cheio, executado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sebrae. Na ocasião, foram abordadas técnicas inovadoras de criação de gado leiteiro, bem como orientações sobre a alimentação dos animais a partir da silagem e plantio avançado de palma forrageira.

As atividades contaram com as presenças do presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio dos Santos, e de técnicos e superintendentes da Seagri, além de lideranças comunitárias, representantes do Sebrae e de associações e sindicatos rurais da região.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário