14/02/2014 0h26

Prefeitura inaugura hoje Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis no Benedito Bentes

Estrutura foi construída com recursos do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal) e da Prefeitura, além de contar com apoio da Braskem S.A.

Galpão será utilizado para a separação do lixo destinado à indústria de material reciclável

Fernando Coelho/Ascom Slum

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), inaugura, nesta sexta-feira (14), o primeiro Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis. A estrutura, que foi construída com recursos do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal) e da Prefeitura, além de contar com apoio da Braskem S.A, é situada no Loteamento Freitas Neto, no bairro do Benedito Bentes. Para celebrar o feito, uma cerimônia será realizada às 9h desta sexta no endereço da unidade. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o titular da Slum, Gustavo Novaes estarão presentes na oportunidade.

Com 650m² metros quadrados de área interna, o Galpão de Triagem vai beneficiar 55 catadores, sendo 41 residentes no bairro Benedito Bentes e 14 ex-catadores do antigo lixão de Maceió, encerrado em 2010. Eles foram inseridos no quadro de cooperados da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel) que será responsável pela administração do galpão.

Para Rui Palmeira, o Galpão significa, sobretudo, uma ferramenta importante para inserção social e geração de renda. “Além da contribuição para a sociedade, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a estrutura será de extrema importância para os trabalhadores que vivem na informalidade e que poderão, a partir do galpão, vender diretamente para as fábricas e, consequentemente, obter uma melhor geração de renda”, disse o prefeito.

Desde setembro de 2013, a equipe de Educação Ambiental da Slum realiza a abordagem porta a porta para informar à população sobre a importância da coleta seletiva, com o objetivo de orientar e buscar a adesão dos moradores ao programa. Para isso, também está sendo distribuído um folheto explicativo, com orientações sobre quais os tipos de materiais recicláveis serão coletados.

A Slum estima que resíduos recicláveis gerados por 55 mil moradores poderão ser recolhidos e destinados à unidade. Com a rota traçada, os catadores irão iniciar o processo de coleta seletiva na próxima terça-feira (18), quando também entregarão sacos especiais para acondicionamento dos resíduos recicláveis e o selo de adesão ao programa que deve ser colado nos portões das residências.

“Estamos partindo para o início do ordenamento da coleta seletiva em Maceió. Sabemos de algumas iniciativas na cidade – seja por meio de particulares ou por meio de cooperativas formadas ao longo desta última década, mas que se encontram com precariedade de instalações. O que vamos iniciar amanhã ordena a coleta de forma adequada, como ela deve acontecer, garantindo melhoria de renda e sustento para algumas famílias do próprio bairro do Benedito Bentes”, destacou Gustavo Novaes.

O gestor lembra que o apelo ambiental da coleta seletiva é outro item importante, principalmente para a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário de Maceió, uma vez que o envio de material reciclável à central de tratamento deve diminuir.

“É um passo largo e importante por que o Benedito Bentes representa 10% da população de Maceió, é um bairro em franco crescimento, com muitos empreendimentos se instalando por lá. Então, marca um passo importante da Prefeitura de Maceió para o início de uma mudança nesta perspectiva de apoio aos catadores e da regularidade do serviço de coleta de seletiva na capital”, disse o superintendente.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário