21/08/2021 9h18

Educação vai promover a primeira Olimpíada de Matemática em Maceió

Incentivo aos alunos acontecerá em outubro e consta na programação da Semed a Olimpíada de Língua Portuguesa

A matemática trata-se de uma disciplina importante para o currículo dos alunos, contudo, sua aprendizagem apresenta bastante dificuldades, principalmente nos anos iniciais. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação planeja diversas ações pedagógicas, a exemplo da primeira Olimpíada de Matemática da história do município, a “OM²”, que ocorrerá em outubro deste ano, e dará uma maior inserção da disciplina na rede municipal.

O projeto será coordenado e financiado pela Semed, premiando os três primeiros alunos com a maior nota da olimpíada. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Elder Maia, o intuito da olimpíada é estimular os estudantes a alcançarem seus objetivos a partir do exercício dos conteúdos da matemática na prática.

“Vamos organizar e coordenar a Olimpíada Municipal de Matemática, onde serão premiados os três primeiros alunos mais bem posicionados. Será uma grande atividade que vai mobilizar toda a rede, professores de matemática e consequentemente os estudantes que têm mais afinidade e domínio dessa disciplina que é matriz do currículo da educação pública e privada do Brasil”, explica o secretário.

O projeto pretende trabalhar alunos dos anos finais do ensino fundamental, identificando parâmetros dos estudantes em relação ao aprendizado da disciplina e, dessa forma, organizando ações estratégicas em prol do ensino e aprendizagem da matemática. De acordo com Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental, além de estimular os alunos, a olimpíada também auxiliará nas ações que competem ao planejamento estratégico da coordenadoria de ensino fundamental.

“O objetivo é que a gente tenha um processo de ensino e aprendizagem na matemática mais tranquilo possível e que possa dar cognição ao estudante. Dessa forma, os alunos podem prosseguir melhor os estudos, diminuindo a evasão e melhorando sua relação com a disciplina”, diz a coordenadora.

A ideia é incentivar a participação de toda a rede, envolvendo a comunidade escolar e profissionais da educação em geral. Serão trabalhados conceitos básicos de matemática para entender como está o conhecimento dos alunos nessa área e identificar as lacunas existentes no processo de ensino.

Olimpíada de Português

A Secretaria Municipal de Educação também realizará a Olimpíada de Língua Portuguesa, em novembro deste ano, com premiações para o primeiro, segundo e terceiro colocados. A iniciativa também mobilizará a comunidade escolar em prol do sucesso da competição.

“Nós vamos fazer a mesma organização que estamos fazendo na Olimpíada de Matemática, juntando a equipe de profissionais na rede, coordenadores pedagógicos, formandos em letras e técnicos da Semed. Com esse processo feito, organizaremos questões, avaliando e montando os materiais do projeto, e reunindo com as escolas para explicar como vão ocorrer as olimpíadas. A intenção é fazer a Olimpíada de Matemática e a de Língua Portuguesa ainda este ano”, explica a coordenadora Juliane Medeiros.

TAGS:

Deixe o seu comentário