G1
O principal índice da bolsa de valores brasileiros, a B3 fechou em forte queda nesta quinta-feira (5), acompanhando o clima negativo nos mercados externos, em meio à volatilidade gerada pelas incertezas sobre o efeito do surto de coronavírus na atividade econômica global.
O Ibovespa recuou 4,65%, a 102.233 pontos. Na mínima da sessão, índice chegou a 100.536 pontos. Na máxima, marcou 107.216 pontos.
Na Europa, os indicadores interromperam três dias de ganhos nesta quinta-feira, quando as preocupações com a escala de danos econômicos causados pelo surto de coronavírus superaram o otimismo em relação ao suporte de estímulos monetários.
Já nos Estados Unidos, os principais índices tiveram queda de mais de 3%, com o aumento das mortes por coronavírus forçando a Califórnia a declarar estado de emergência, enquanto a demanda fraca por viagens prejudicava as ações das companhias aéreas.
Na parcial da semana, o Ibovespa acumula queda de 1,86%. Em 2020, o recuo é de 11,6%.
O dólar também teve um dia de tensão: a moeda encerrou os negócios vendida a R$ 4,65, na maior cotação nominal (sem considerar a inflação) de fechamento da história, engatando o 12º dia seguido de valorização frente ao real