30/10/2019 14h21

Servidores precisam agendar abertura de contas-salário

Banco Itaú é a nova instituição financeira contratada pela Prefeitura,

De 22 de outubro a 22 de novembro, os servidores municipais de Maceió, os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev Maceió) devem realizar o agendamento de atendimento nas agências do Banco Itaú e abrir contas-salário para recebimentos de salário, benefícios previdenciários e pensão alimentícia.

O Banco Itaú é a nova instituição financeira contratada pela Prefeitura, por meio de processo licitatório, para o pagamento dos vencimentos dos servidores ativos (efetivos, comissionados, afastados por qualquer tipo de benefício, pensão alimentícias e estagiários) e inativos (aposentados, pensionistas). O agendamento deve ser feito pelo Portal do Servidor, no www.servidor.maceio.al.gov.br  de forma simples e rápida.

De acordo com Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária da Secretaria Municipal de Economia (Semec), todos os servidores, sem exceção, precisam realizar a abertura de contas-salários no Itaú dentro do prazo para evitar bloqueio de pagamento.

“Estamos na fase de transição. Mas, a abertura de contas de servidores tem um prazo a ser cumprido para que quando iniciarem, efetivamente, as transações de pagamento de salários por meio da nova instituição bancária, todos os servidores tenham suas contas abertas e liberadas. Caso o servidor não tenha sua conta-salário aberta, ele fica impossibilitado de receber o pagamento. Então, pedimos que os servidores façam seus agendamentos com o máximo de antecedência possível e compareçam ao banco para evitar transtornos”, explicou Valdo.

No momento que o servidor fizer o agendamento no Portal do Servidor aparecerá na tela a data, o horário e a agência na qual está programado o atendimento. O servidor deve imprimir o comprovante de agendamento e levar à agência, munido do último contra-cheque, documento de identidade com foto e comprovante de residência (com prazo máximo de três meses).

“Vale ressaltar que este agendamento permite um tratamento diferenciado para os servidores públicos municipais, evitando filas e espera, oferecendo mais comodidade aos nossos colaboradores”, complementou Valdo.

Quem não comparecer na data e hora agendadas, ficará bloqueado no sistema até que surja uma nova vaga. Os agendamentos são limitados por dia.

“Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió vem buscando implantar ações inovadoras que transitam desde a melhoria no atendimento, avanços nas estratégias de atuação, e ainda a busca na melhoria da gestão e da segurança de dados, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Estamos confiantes de que a nossa relação com este novo parceiro vem agregar ainda mais ao nosso plus de serviços e oferecer ferramentas que nos permitam ter mais segurança na gestão financeira da Prefeitura de Maceió”, disse Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.

Pontos de atendimento

Ao todo, serão 10 unidades de atendimento, sendo oito agências bancárias, uma instalada inicialmente na Secretaria Municipal de Economia e a Personalité, exclusiva para aqueles servidores que recebem igual ou mais que R$15 mil.

O secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Israel Guerreiro, ressalta que os setores de Recursos Humanos de todos os órgãos municipais estão sendo preparados para dar o suporte necessário aos servidores.

“Estamos alinhando todas as informações com os RH’s para que eles possam auxiliar na orientação nos casos de servidores que tenham dificuldade para realizar os agendamentos ou que precisem de mais informações”, disse o secretário.

Servidores Inativos

Os aposentados e pensionistas que residem na capital alagoana devem acessar o Portal do Servidor e realizar o agendamento seguindo os mesmos prazos e orientações.

Já os beneficiários do Iprev que residem fora de Maceió (em qualquer outra cidade do país ou até em outro país), devem acessar ao Portal do Servidor, a partir de 01 de novembro.

“A partir desta data, estaremos disponibilizando uma opção para informar que o servidor está fora da capital. Assim, ele indicará a agência mais próxima do Banco Itaú em que irá realizar a abertura da conta-salário, de acordo com o Portal do Servidor, que irá informar todas as agências existentes com endereço e ponto de referência”, explicou Fabiana Toledo, diretora-presidente do Iprev Maceió.

Os beneficiários do Iprev Maceió que estão, por algum motivo, impedidos de comparecer a uma agência do Itaú para realizar a abertura da conta-salário, poderão utilizar-se de um procurador.

“Apesar de encaminhar um procurador, com procuração formal, eles devem realizar o agendamento normalmente, como os demais beneficiários. Porém, precisam ter em mãos, além dos documentos de identificação, último contracheque, comprovante de residência, procuração pública específica para essa finalidade devidamente registrada em cartório, documento de identificação do procurador com foto e comprovante de residência do procurador, com prazo máximo de três meses”, detalhou Fabiana Toledo.

A equipe de atendimento do Iprev Maceió está à disposição de aposentados e pensionistas que tenham dificuldade em realizar o agendamento, para auxiliar na realização dos agendamentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

TAGS:

Deixe o seu comentário