18/10/2017 10h36

Banco do Nordeste realizará o I Fórum BNB G20+20 de Cidades

Investidores expositores interessados podem realizar inscrição até 27 de outubro

O Banco do Nordeste anuncia a realização do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, iniciativa que reunirá as 40 maiores cidades médias das regiões Nordeste e norte dos estados do Minas Gerais e do Espírito Santo, excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré). A ideia é que, a partir de 2018, ele seja realizado anualmente em uma das cidades participantes.

O fórum terá início com um dia dedicado à realização de painéis expositivos, que contarão com a participação de especialistas e representantes de organizações com grande expertise no assunto. No dia seguinte, uma feira com a participação de investidores viabilizará a prospecção de negócios e oportunidades de investimento. Os investidores interessados em participar da feira de negócios do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias como expositores podem realizar inscrição até o próximo dia 27, no hotsite do evento (https://www.bnb.gov.br/forum-bnb-g20mais20/investidores-expositores).

O objetivo é criar uma plataforma de negócios e governança que estimule parcerias entre os 40 municípios inclusos e iniciativa privada, bancos de desenvolvimento, organismos financeiros internacionais, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Três são os eixos de abordagem: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em parcerias público-privadas voltadas, principalmente, para o setor de infraestrutura.

“A iniciativa reflete o compromisso do Banco do Nordeste com a priorização de projetos com maior potencial de geração de externalidades positivas e de maior impacto no bem-estar das famílias, empresas e empreendedores da Região”, pontuou o superintendente de Políticas de Desenvolvimento, Danilo Araújo.

Feira de Negócios

Na seleção para investidores expositores participantes da feira de negócios, será considerada a experiência na estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas, atuação com o poder público municipal e representatividade dos expositores entre os diferentes segmentos prioritários de atuação. São eles: saúde, educação, segurança e assistência social, gestão ambiental, abastecimento de água e saneamento, urbanização, tecnologia da informação e comunicação, energia pública, gestão pública e economia criativa.

Os investidores que desejem participar do evento na condição de não expositor, mas que tenham interesse na prospecção de negócios nas cidades participantes, também poderão realizar inscrição pelo hotsite do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias.

Pesquisa

Os 40 municípios que comporão o G20+20 foram selecionados com base em pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste. O estudo intitulado “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão” levou em conta o critério populacional em seu recorte, considerando cidades com mais de 100 mil habitantes e excluindo capitais e regiões metropolitanas.

As cidades identificadas de acordo com esse parâmetro respondem por 20,9% da população da área de atuação do Banco e 33,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.

 

40 municípios selecionados a compor o G20+20 de Cidades Médias

 

Município

UF

Município

UF

Município

UF

Açailândia

MA

Iguatu

CE

Paulo Afonso

BA

Alagoinhas

BA

Ilhéus

BA

Petrolina

PE

Arapiraca

AL

Imperatriz

MA

Porto Seguro

BA

Bacabal

MA

Itabuna

BA

Santa Cruz do Capibaribe

PE

Barreiras

BA

Itapipoca

CE

Santo Antônio de Jesus

BA

Campina Grande

PB

Jequié

BA

São Mateus

ES

Caruaru

PE

Juazeiro

BA

Sobral

CE

Caxias

MA

Juazeiro do Norte

CE

Teixeira de Freitas

BA

Codó

MA

Lagarto

SE

Teófilo Otoni

MG

Colatina

ES

Linhares

ES

Timon

MA

Crato

CE

Montes Claros

MG

Vitória da Conquista

BA

Eunápolis

BA

Mossoró

RN

Vitória de Santo Antão

PE

Feira de Santana

BA

Parnaíba

PI

-

-

Garanhuns

PE

Patos

PB

-

-

Deixe o seu comentário