01/02/2017 10h27

Presidente da Petrobras defende preço livre dos combustíveis

Pedro Parente disse que preço varia conforme volatilidade do mercado

G1

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, defendeu em evento para investidores em São Paulo, nesta quarta-feira (1), a atuação frequente da estatal nos preços dos combustíveis, acompanhando a volatividade do mercado.

“Nós acompanhamos a política de preços diariamente. Quando achamos que que está acima ou abaixo da nossa meta nós tomamos a decisão”, disse.

Para o presidente da Petrobras, a empresa quer preços mais aderentes ao mercado internacional. “Calculamos uma margem que leva em conta fatores como condições e participação no mercado e fixamos esses preços”, disse.

A estatal já mudou o preço dos combustíveis cinco vezes desde outubro do ano passado. Na ocasião, a Petrobras anunciou uma nova política de definição do preço dos combustíveis nas refinarias. A cada 30 dias a estatal avalia seus preços de mercado, considerando fatores como o câmbio e o preço do barril do petróleo.

“Revisamos pelo menos uma vez por mês. Com a volatilidade do mercado temos que atuar mais frequentemente”, disse Parente.

Segundo ele, o câmbio muda de forma repentina e é preciso ajustar os preços a essa velocidade.

Parente afirmou que a mudança de preços de petróleo e derivados “são coisas da vida”. “Nós fazemos preço, nós reagimos ao que acontece nos mercados internacionais”, disse.

De acordo com ele, a política de preços praticada com liberdade é condição necessária. “Eu acho que a combinação do modelo de negócios e essencialmente uma política de preços livre vai gerar fertilidade para essas parceiras que vamos fazer. Esse modelo de negócios tem que dar a perspectiva de que vai valer a pena investir nessa área. Não creio que seja na linha de proteções porque acho que essas coisas não funcionam bem”, comentou.

Conforme a avaliação de Parente, a sociedade deve se acostumar com as mudanças frequentes de preços, “como um fato do dia a dia”.

TAGS:

Deixe o seu comentário