13/06/2016 15h55

Presidente da Caixa descarta novo aumento dos juros para crédito imobiliário

Caixa Econômica Federal prevê outras formas de financiamento para aquisição de imóveis

G1

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, disse nesta segunda-feira (13), após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que não há perspectiva de uma nova rodada de aumento de juros para o crédito imobiliário por parte da instituição – principal financiador da casa própria no país.

Questionado por jornalistas se os juros poderiam subir novamente, ele respondeu: “de maneira alguma, nada disso”. E acrescentou que o banco público está avaliando, neste momento, “outras formas de financiamento” imobiliário. “Eu já encomendei um estudo na direção da Caixa para a gente avaliar uma nova forma de conceder o crédito imobiliário”, disse ele, sem dar mais detalhes.

Em março deste ano, a Caixa Econômica Federal informou que aumentou os juros para financiar a casa própria com recursos da poupança. Foi a primeira vez no ano que a Caixa subiu os juros para crédito imobiliário,após a taxa ter sido elevada três vezes em 2015. O aumento, informou o banco, foi “decorrente de alinhamento ao atual cenário econômico”.

A saída de recursos da caderneta de poupança, uma das principais fontes de financiamento do crédito imobiliário no Brasil, tem afetado o financiamento da casa própria no Brasil. Isso porque, pelas regras, os bancos precisam destinar parte dos saldos da poupança (SBPE) para o crédito imobiliário. De janeiro a maio deste ano, mais de R$ 38 bilhões deixaram a poupança.

Deixe o seu comentário