19/10/2015 10h43

Economia piora e mercado financeiro prevê queda de 3% do PIB

Analistas também preveem recessão em 2016 com piora dos fundamentos macroeconômicos

G1

Os economistas do mercado financeiro passaram a prever uma retração de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, segundo pequisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 bancos na semana passada e divulgada nesta segunda-feira (19). O levantamento dá origem ao relatório de mercado, também conhecido como Focus.

Até então, a expectativa era de uma contração um pouco menor neste ano: de 2,97%. Se confirmada a contração de 3% neste ano, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Para 2016, os economistas das instituições financeiras aumentaram de 1,2% para 1,22% a expectativa de contração na economia do país. No início de 2015, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% no ano que vem.

Se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem início em 1948.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. Na semana passada, a “prévia” do PIB do BC indicou uma contração de 2,99% até agosto.

No fim de agosto, o IBGE informou que a economia brasileira registrou retração de 1,9% no segundo trimestre de 2015 em relação aos três meses anteriores, e o país entrou na chamada “recessão técnica”, que ocorre quando a economia registra dois trimestres seguidos de queda. De janeiro a março deste ano, o PIB teve baixa de 0,7% (dado revisado).

Mais inflação
Ao mesmo tempo, o mercado financeiro também passou a estimar mais inflação para este ano e, também, para 2016.

TAGS:

Deixe o seu comentário