14/07/2015 14h24

Curso ‘Entendendo Franchising’ chega pela primeira vez em Alagoas

Participantes poderão conhecer o sistema de franquias e tirar dúvidas sobre como se tornar um franqueado ou fazer do seu negócio uma franquia

João Paulo Macena e Luana Nunes – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Quer adquirir uma franquia ou franquear o seu negócio? No próximo dia 15 de julho, das 9h às 18h, o Sebrae em Alagoas vai promover, em sua sede, em Maceió, o curso ‘Entendendo Franchising’. O objetivo é fazer com que empresários e empreendedores conheçam o cenário atual do mercado, como funciona o sistema de franquias e os seus conceitos fundamentais, bem como os principais cuidados para quem deseja se tornar um franqueado ou franquear a sua marca de produtos ou serviços.

Pela primeira vez em Alagoas, o curso abordará os seguintes temas: conceitos de franchising, elementos essenciais, vantagens e desafios; características do sistema de franchising, os quatros pilares do sistema e a remuneração; aspectos legais e jurídicos, Lei de Franchising nº 8.955/94, a Circular de Oferta de Franquia, o pré-contrato e o contrato de franquia; processo de seleção do franqueado, perfil do empreendedor e o papel das partes – franqueado e franqueadora.

Além disso, o participante poderá avaliar como funciona um sistema de franchising, sabendo qual é a franquia certa para cada perfil de empresário, os cuidados preliminares antes de abrir, os passos fundamentais para análise e tomada de decisão, a definição do segmento de negócio, a avaliação dos recursos financeiros e o que deve ser evitado.

Ariana Gonçalves, analista da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae em Alagoas, destacou que, além de ser importante para pessoas que querem abrir uma franquia, o curso também serve para empresários que querem franquear sua própria empresa.

“Esse curso possibilita ao empresário ter um panorama dos conceitos básicos do sistema de franchising e suas vantagens e desafios, tanto para quem quer ser franqueado, quanto para quem quer franquear seu empreendimento. Vale a pena participar, pois o conteúdo é muito pertinente”, afirmou Ariana Gonçalves.

Sobre a palestrante

O curso será ministrado por Valéria Duarte, instrutora da Associação Brasileira de Franchising (ABF), arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UNESP) e administradora de empresas, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, Duarte é sócia-diretora de Operações da empresa Geofusion.

Ela também é especialista na área de expansão estratégica de varejo, e já atuou como consultora da C.B. Richard Ellis, gerente de expansão da Cinemark Brasil e gerente de Planejamento e Expansão do McDonald’s Brasil.

Inscrições abertas

As inscrições para o curso ‘Entendendo Franchising’ são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: inscricao@al.sebrae.com.br, somente informando o interesse em participar. Serão ofertadas 50 vagas. O curso é parte do Projeto Franquia Brasil, parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae Nacional, que vai promover 337 cursos em cerca de 120 cidades, de 19 estados, até 2016.

A sede do Sebrae em Alagoas está localizada à Rua Dr. Marinho de Gusmão, número 46, Centro de Maceió.

Deixe o seu comentário