15/12/2014 15h43

Emater inaugura nesta terça-feira nova sede e homenageia parceiros

Na ocasião, o governador Teotonio Vilela irá entregar um ônibus ao órgão; programação conta com debates sobre inclusão produtiva em Alagoas

Lírida Nerys

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) promovem, nesta terça-feira (16) às 8h30, uma sessão ampliada do Conselho Gestor do órgão. A sessão será na nova sede em Jaraguá. Na oportunidade, haverá uma mesa técnica que debaterá os desafios da inclusão produtiva em Alagoas.

Conforme a programação, a partir das 11h haverá a inauguração da sede da Emater e uma série de homenagens aos parceiros do órgão. A diretora presidente do Instituto, Inês Pacheco, destacou que o momento será de agradecimento e prestação de contas do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. “Foi um caminho de muitos desafios, mas hoje temos o sentimento de dever comprido.

Conseguimos aprovar na Assembleia um orçamento de mais R$ 64 milhões para 2015, com o maior aporte de recursos do governo federal. Com isso provamos a viabilidade e importância dessa instituição”, destacou.

A inauguração do novo espaço contará ainda com a homenagem a dois servidores da antiga Emater, extinta em 2000. A biblioteca do instituto levará o nome da servidora Helena Correia Gama, auxiliar de biblioteca, que dedicou parte de sua vida profissional à preservação do acervo bibliográfico da Emater. Helena faleceu em janeiro de 2001.

O outro homenageado será o servidor Cloaryr Feitosa Barbosa, que dará seu nome à Sala dos Conselhos da Emater/AL. Cloacyr dedicou seus últimos anos no serviço público à condução das atividades do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra).

O governador Teotonio Vilela Filho irá entregar também um ônibus, adquirido pelo Estado por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O novo veículo auxiliará no trabalho de difusão das pesquisas agropecuárias e extensão rural. A nova sede administrativa da Emater, que funcionava provisoriamente no segundo andar da Seagri, passa a funcionar na Rua Sá e Albuquerque, 502, bairro de Jaraguá, Maceió/AL.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural e secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Marins, participa do evento. Entre os temas que serão debatidos estão arranjos institucionais e mecanismos de cooperação entre o poder público e o setor privado, pelo Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae);  e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A Fundação discutirá o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento especializado, numa perspectiva dinâmica. O debate será conduzido pela superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/AL, Rita de Cássia Ferreira.

TAGS:

Deixe o seu comentário