03/07/2014 8h00

Estado vai destinar mais de R$ 7 milhões para as ações de saúde

Treze municípios, que fazem parte do Conisul, serão beneficiados

 

Luana Lamenha/Secom

A Secretaria de Estado da Saúde assinou, nesta quarta-feira (2), um convênio de cooperação mútua com o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, o Conisul. O convênio consiste no repasse de recursos para o financiamento de serviços de média complexidade ambulatorial e hospitalar, a serem realizados nos 13 municípios da 5ª e 6ª Regiões de Saúde, que fazem parte do Conisul.

No total, o Estado irá destinar mais de R$ 7 milhões para ações como consultas e exames especializados, a fim de atender, principalmente, a demanda referenciada do Programa Saúde da Família (PSF). Esses recursos, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, são exclusivos do tesouro estadual.

Com o convênio em vigência, serão disponibilizadas mais de 40 mil consultas médicas especializadas por ano, além de patologia clínica, citopatologia, radiodiagnóstico, exames ultrassonográficos, diagnose e cirurgias eletivas, que irão totalizar quase 4 mil por ano.

“Mais uma vez, o Governo do Estado investe recursos próprios para atender às demandas de saúde de Alagoas, garantindo atendimento e serviços para a população. Já foi comprovado que a estratégia de consórcio tem uma eficácia muito grande, diminuindo os gastos para os municípios e levando mais eficiência ao processo de gestão”, afirma o secretário. “Por isso, o governo apoia essa ação desde o inicio, independente de questões político-partidárias. O maior beneficiado é a população”.
Segundo o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, este é um momento histórico para Alagoas. “Nós pudemos testemunhar o esforço feito pelo Governo do Estado para que este convênio se tornasse realidade. Houve dedicação e agilidade e hoje estamos concretizando algo onde o maior beneficiado é a população desses treze municípios que fazem parte do Conisul”, destacou Beltrão, acrescentando que outras ações já foram feitas pelo consórcio, como a licitação para compra de medicamentos, o que acarreta economia para os municípios envolvidos.

O superintendente do Conisul, Pedro Madeiro, reforça que o convênio visa o acesso de mais serviços de saúde aos usuários, melhorando a assistência nas regiões. “Estamos, com isso, facilitando o acesso aos serviços, pois os usuários não irão precisar mais se deslocarem para Maceió, e serão atendidos próximo a suas residências”, destacou.

TAGS:

Deixe o seu comentário