20/03/2014 11h55

Economia brasileira iniciou o ano em alta, conforme dados da Serasa

Indicador da Serasa mostra que a maior alta na comparação com dezembro veio da indústria

G1

A economia brasileira começou 2014 com crescimento. Levantamento da Serasa divulgado nesta quinta-feira (20) indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve alta de 0,4% em janeiro, na comparação com dezembro, acima das expansões de 0,1% e 0,2% dos dois meses anteriores.Frente a janeiro de 2013, a alta foi estimada em 2,3%.

A expectativa da Serasa para o PIB veio abaixo da divulgada pelo Banco Central. Na últimasemana, o BC divulgou o IBC-Br, que busca ser uma espécie de prévia do indicador, que indicou expansão de 1,26% em janeiro frente ao mês anterior

Setores
O indicador mostra que a maior alta na comparação com dezembro veio da indústria, que se recuperou e cresceu 2,5%, após dois meses de contração. O setor de serviços teve alta de 0,6%, enquanto a agropecuária cresceu 0,2%.

“O verão desse ano mais quente e mais seco do que o normal, impulsionando o consumo e produção de determinados bens (energia elétrica, bebidas, ventiladores, condicionadores de ar, etc.) e o processo de recomposição de estoques após as vendas de final de ano impulsionaram a atividade econômica em janeiro/14”, afirma a Serasa em nota.

Pelo lado da demanda, o indicador aponta que os investimentos (formação bruta de capital fixo) voltaram a crescer, com alta de 2%. O consumo das famílias registrou alta de 0,4%, enquanto os gastos do governo se expandiram em 1,8%.

TAGS:

Deixe o seu comentário