07/10/2013 10h09

Receita Federal abre nesta terça consulta ao quinto lote de restituição do IR

Crédito, que estará disponível no dia 15 deste mês, contemplará quase 1,5 milhão de contribuintes em um valor somado de R$ 1,5 bilhão.

UOL

A Receita Federal abre nesta terça-feira (8) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda de 2013.

O crédito, que estará disponível no dia 15 deste mês, contemplará quase 1,5 milhão de contribuintes em um valor somado de R$ 1,5 bilhão.

A conta considera as restituições a quase 30 mil contribuintes dos lotes residuais dos exercícios de 2008 a 2012.

A consulta estará disponível a partir das 9h no site da Receita.

VEJA COMO CONSULTAR

O contribuinte pode fazer a consulta tanto por telefone, discando para o número 146, quanto pela internet.

No último caso, deve acessar o site da Receita Federal e buscar a opção Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF.

Será preciso informar o CPF e digitar o código de segurança informado. A consulta por telefone também exige o número do CPF. Com o dado, a Receita irá informar se a restituição foi liberada.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Deixe o seu comentário