24/08/2013 11h03

Prefeitura de Maceió convoca beneficiários do Bolsa Família para recadastramento

Prazo vai até o dia 13 de dezembro deste ano

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família que não realizaram a atualização cadastral nos últimos dois anos fazer o recadastramento. O prazo vai até o dia 13 de dezembro deste ano.

A atualização cadastral é necessária apenas para as famílias que estão há mais de dois anos sem fazer o recadastramento. De acordo com o coordenador municipal do Cadastro Único, Daniel Cavalcanti, os beneficiários que precisam realizar a atualização receberam avisos nos extratos de pagamento, quando realizaram o saque do benefício no mês de julho, com orientações para procurar a sede do Bolsa Família em Maceió.

O recadastramento é um dos mecanismos de controle do Programa Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à Semas, através da Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família.

A atualização pode ser feita na sede do Cadastro Único em Maceió – que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, no Poço – ou em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Caso a família, que está há mais de dois anos sem fazer o recadastramento, não realize a atualização cadastral até o dia 13 de dezembro, ela terá o benefício bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Cerca de 8.500 famílias precisam realizar o recadastramento em Maceió. Daniel Cavalcanti reforça que o número é quase a metade da quantidade de atualização do ano passado, uma vez que a Semas vem realizando antecipadamente o recadastramento desde março deste ano. “A gente se sente satisfeito com o nosso trabalho. Ano passado, Maceió teve entre 15 a 16 mil famílias para recadastrar. Este ano, nós temos a metade e isso é fruto de um trabalho que a gente vem realizando desde março na sede do CadÚnico e também com a ajuda do Projeto Bairro Vivo da Prefeitura de Maceió, onde a gente consegue fazer atualização cadastral junto com a comunidade”, completou o coordenador.

Para a atualização cadastral, é necessário que o titular do cartão saque apresente original e cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família; além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos; e certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para menores com idade entre sete e 17 anos e declaração do conselho tutelar ou termo de guarda para os responsáveis dos menores.

Deixe o seu comentário