26/04/2012 14h04

Banco Central prevê aumento da inflação em 2012

Ata do Copom avalia que permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação

A projeção do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) para a inflação neste ano aumentou entre os encontros do colegiado de março e de abril, mas segue “em torno do valor central de 4,5%” para a meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para o ano.

A informação consta na ata da reunião realizada nos dias 17 e 18 de abril, quando o Copom reduziu o juro básico da economia em 0,75 ponto percentual, para 9% ao ano.

A estimativa do comitê leva em conta o cenário de referência, que considera a hipótese de manutenção da taxa de câmbio em R$ 1,85 e da taxa Selic em 9,75% ao ano. Para 2013, a projeção de inflação do Copom também aumentou e encontra-se acima do centro da meta de 4,5% para o período.

“O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária.” O Banco Central ressalta que os preços internacionais das commodities vêm apresentando recuo.

TAGS:

Deixe o seu comentário