09/03/2012 11h10

Preços desaceleram e IPCA registra deflação de 0,45% em fevereiro

Taxa é a menor verificada em janeiro, quando o índice registrou avanço de 0,56%

 

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou inflação de 0,45% em fevereiro, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (9). A taxa é inferior à verificada em janeiro, quando o índice registrou avanço de 0,56%.

A inflação de fevereiro é a mais baixa desde outubro do ano passado –0,43%. É também a menor marca para um mês de fevereiro desde 2007, quando a taxa havia sido de 0,44%.

Com o resultado, o indicador dos últimos 12 meses acumula variação positiva de 5,84%. Nos dois primeiros meses do ano, a taxa soma 1,02%.

Em fevereiro, as altas mais expressivas e de maior peso no IPCA ficaram com habitação (0,60%), educação (5,62%) –por causa do reajuste das mensalidades escolares– e saúde e cuidados pessoais (0,70%).

Por outro lado, ajudaram a conter a inflação as variações menores de vestuário –liquidações de verão– e transportes –na esteira da redução no preço do álcool– (-0,33%).

Apesar de não ter registrado queda, o grupo alimentação também ajudou a inflação a ceder em janeiro. É que a alta de alimentos de 0,19% em fevereiro foi menos intensa do que de janeiro –0,86%. Caíram preços de importantes itens de alimentação, como carnes (-1,99%).

Diante da menor alta de alimentos, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) subiu 0,39% fevereiro, numa variação menor do que a do IPCA e inferior à de janeiro –0,51%.

O índice usa a mesma metodologia do IPCA, mas pesquisa preços para famílias de menor renda (até 5 salários mínimos), para as quais as despesas com alimentos tem um peso maior no orçamento.

TAGS:

Deixe o seu comentário