11/02/2012 8h54

Projeto ViraVida será lançado em Alagoas

Conselho Nacional do Sesi e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas farão lançamento no projeto na próxima terça, às 8h30

Os Jovens em situação de exploração sexual do Estado de Alagoas contarão com uma forma de assistência social que perpassa desde a apreensão da educação básica e profissional até o resgate da cidadania. Nesta terça-feira (14), às 8h30, o Conselho Nacional do Sesi e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) lançarão o ViraVida no Estado.
O projeto ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI em parceria com o Sistema S (Sesi, Senac, Senai, Sebrae, Sesc, Sest/Senat, Senar e Sescoop), com órgãos governamentais e não governamentais e integra a Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. As entidades ofertarão, gratuitamente, cursos profissionalizantes, educação básica, noções de autogestão e atendimento integral com ações psicossocial, convivência familiar e comunitária, assim como a inserção no mercado de trabalho.
Em 2012, a cidade atendida pela ação será Maceió. O evento de apresentação do projeto ViraVida será no auditório térreo da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, e contará com a presença do presidente da instituição, José Carlos Lyra  e do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.
No primeiro ano do projeto em Alagoas, serão atendidos cerca de 100 jovens, com idade entre 16 e 21 anos. No primeiro semestre, foram inseridos 59 jovens e posteriormente serão inseridos mais 41. Os participantes contarão com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, pedagogo e assistente administrativo.
O início das atividades psicossocioeducativas será no dia 19 de março. Os cursos a serem ofertados são: Alimentos (ofertado pelo Senai) e Assistente Administrativo e Operação de Supermercado (ofertados pelo Senac). A escolha dos cursos levou em consideração a demanda do mercado de trabalho local.
Criado pelo Conselho Nacional do SESI, o Projeto ViraVida busca promover a elevação da autoestima e da escolaridade de adolescentes e jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de exploração sexual. Até outubro de 2011, no Brasil, o projeto teve 1.894 jovens matriculados, 893 em processo socioeducativo (em sala de aula), 582 inseridos no mercado de trabalho e 189 em processo seletivo para inserção no mercado de trabalho.                                                                                                                                                                      
Lançamento do Projeto Viravida
Local: Auditório Térreo da Casa da Indústria Napoleão Barbosa
Data: 14 de fevereiro de 2012
Hora: 8h30min
TAGS:

Deixe o seu comentário