09/02/2012 9h34

Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo será lançado em março

27 de março é a data de lançamento do prêmio. O evento ocorrerá no Cinturão Verde da Braskem

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), a Braskem e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas já iniciaram os preparativos do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo, que entra este ano em sua nona edição. Os primeiros detalhes foram discutidos na segunda-feira (6), quando ficou marcada a data do lançamento: 27 de março, às 8 horas, no cinturão verde da Braskem.

Além de premiar as melhores reportagens dos jornalistas alagoanos na área do meio ambiente, o Prêmio Octávio Brandão 2012 quer se associar aos debates e esforços dos profissionais da imprensa para a conferência Rio+20, marcada para junho. Neste sentido, trará especialistas sobre o evento para palestra em Maceió, e sorteará duas passagens e hospedagens, entre os inscritos no Prêmio, para participarem da conferência.

Outra novidade da edição 2012 é o prazo maior para produção e veiculação de matérias que irão concorrer ao Prêmio. Poderão ser inscritas as reportagens veiculadas entre 1º/04/2011 e 28/04/2012, o que corresponde a um mês a mais em relação aos prêmios anteriores. Outra modificação diz respeito aos estudantes, cujas matérias para a categoria acadêmica só poderão ser inscritas se publicadas exclusivamente em veículo laboratório. Ou seja, não serão aceitos trabalhos veiculados na mídia comercial e/ou institucional – exceto jornais, sites e outros veículos das faculdades/universidades.

As inscrições para o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental serão no período de 27 de março a 28 de abril, na sede do Sindicato dos Jornalistas. A solenidade de divulgação e premiação dos vencedores será em 2 de junho, abrindo a Semana do Meio Ambiente. Serão distribuídos com os ganhadores 37 mil reais em dinheiro, além de troféus, divididos em seis categorias: Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante.

A exemplo do Prêmio Braskem de Jornalismo, que em 2011 tornou-se evento neutro na emissão de carbono, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também irá compensar os gases de efeito estufa e outros impactos gerados na sua realização. O projeto de neutralização está sendo elaborado pela empresa Eccaplan.

O Prêmio é uma parceria entre Abes-AL, Braskem e Sindjornal. O Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas apoiam a iniciativa desde seu início, além de participarem da organização.

 

Deixe o seu comentário