16/02/2012 8h51

IPTU com desconto de 20% pode ser pago até 29 de fevereiro

Secretaria de Finanças avisa que desconto é válido para contribuinte que está com o imposto em dia

O contribuinte que quiser ser beneficiado com o desconto de 20% sobre o valor do IPTU 2112 tem até o dia 29 de fevereiro efetuar o pagamento. O desconto nesse percentual é válido para quem efetuar o pagamento em cota única, até essa data.  Para quem optar pelo pagamento de cota única até 30 de março, o desconto cai para 10%. A Secretaria Municipal de Finanças (SMF) avisa que o desconto, nesses casos, é válido para o contribuinte que está com o imposto em dia.
Os carnês para pagamento do IPTU começaram a chegar às residências dos contribuintes no final de janeiro. Cópias também podem ser impressas por meio do site da Secretaria de Finanças de Maceió, no endereço www.smf.maceio.al.gov.br. Os contribuintes que preferirem, também podem procurar a sede da SMF, na Rua Pedro Monteiro, Centro, ou os postos de atendimento do JÁ para a emissão dos boletos.
Este ano, o imposto foi reajustado num percentual de 6,97%, correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado no período de novembro de 2010 a outubro de 2011, conforme prevê a Lei nº 5.114/2000, que rege a atualização dos tributos municipais.
Os imóveis com débitos de anos anteriores também podem se beneficiar com descontos de 10% para pagamento até 29 de fevereiro, e de 5% até 30 de março.
Nas duas situações, o contribuinte também pode optar pelo parcelamento do imposto em até 10 vezes, com vencimento ocorrendo sempre no último dia útil e cada mês. Mas nesse caso, sem direito a desconto.
O coordenador de Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças, Paulo César Accioly, explicou que os imóveis residenciais populares com valor venal de até R$ 8.657,52 estão isentos do pagamento do imposto, de acordo com a Lei nº 5.256/2002.

TAGS:

Deixe o seu comentário