06/02/2012 11h25

Fecomércio/AL emite certificado digital também para advogados

A crescente informatização do sistema do Poder Judiciário brasileiro tornará –praticamente – inevitável o uso da Certificação Digital destinada aos advogados. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) é uma Autoridade de Registro (AR) e já emite o certificado digital para empresários do Comércio de Bens, Serviços e [...]

A crescente informatização do sistema do Poder Judiciário brasileiro tornará –praticamente – inevitável o uso da Certificação Digital destinada aos advogados. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) é uma Autoridade de Registro (AR) e já emite o certificado digital para empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, além de contadores e pessoas físicas. A partir deste mês, a Fecomércio também está credenciada a emitir o certificado digital para os advogados.

O uso do certificado digital garante celeridade na justiça, desburocratização, funcionalidade e facilidade. Com a certificação, ganham o profissional, o judiciário e o cliente. A fim de adquirir o certificado digital, o profissional deverá possuir o novo cartão do advogado. Para os profissionais da advocacia, o certificado digital dispensará que o advogado se desloque a todo o momento para os tribunais e fóruns a fim de dar encaminhamento às petições. O processo poderá ser feito do escritório por via eletrônica.

Há uma tendência evidente no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário ampliem rapidamente as práticas processuais para o uso da certificação digital. Conforme informações do site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um exemplo é o sistema de tramitação eletrônica do Juizado Virtual, que reduziu o tempo médio de tramitação dos processos para 45 dias. Nos juizados tradicionais, este prazo é quatro vezes maior, 180 dias. O sistema também permitiu a economia de recursos de mais de R$ 12 mil.

Ainda de acordo com o site da OAB, nos tribunais superiores (STF, STJ e TST), em diversos Tribunais Regionais do Trabalho e em vários Juizados Especiais Cíveis, em vinte Estados onde está instalado o sistema Projudi, o certificado digital do advogado já é exigido.

A Fecomércio/AL é uma AR desde fevereiro de 2011. A Autoridade de Registro é a entidade vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC), tendo como competência identificar e cadastrar usuários, de forma presencial, e encaminhar as solicitações de certificados à respectiva AC.

Os advogados interessados em adquirir a certificação já podem agendar um horário telefonando para o 3336-4463. O agendamento poderá ser feito também pelo site [www.fecomercio-al.com.br].

TAGS:

Deixe o seu comentário