07/02/2012 9h49

Cai índice de confiança no comércio, aponta pesquisa da FGV

Apesar do índice negativa, perspectivas sobre as vendas no próximo trimestre são favoráveis

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) recuou 5,8% no trimestre encerrado em janeiro contra o mesmo período do ano anterior, informou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira, alcançando 126,1 pontos.

Ainda que negativo, o desempenho no período apresentou uma “evolução favorável”, na avaliação da FGV, já que nos três meses findos em dezembro o indicador apontou queda de 6,8% sobre um ano antes, aos 128,4 pontos. “O resultado confirma a recuperação gradual do comércio, influenciada pelo varejo”, afirmou a FGV em nota.

No Varejo Restrito, houve queda anual de 3,4% no trimestre findo em janeiro, menos que a taxa negativa de 5,6% registrada nos três meses até dezembro. No Varejo Ampliado, a queda no trimestre encerrado em janeiro foi de 4,5%, abaixo do recuo de 6,7% em dezembro.

O Atacado, por outro lado, sofreu tombo de 8,6% nos três meses até janeiro, ante queda de 7,0% na mesma comparação até dezembro.

O Índice de Situação Atual médio – que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual– recuou 8,0% no trimestre encerrado em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos três meses até dezembro, houve queda de 9,7%.

Na média do trimestre findo em janeiro, 27,1% das empresas avaliaram a demanda como forte e 19,9% como fraca. No mesmo período de 2011, esses percentuais eram de 29,5% e 13,0%, respectivamente.

O Indicador Trimestral do Índice de Expectativas, por sua vez, mostrou que as expectativas dos empresários continuam menos favoráveis para os próximos meses. O índice recuou 4,0% em janeiro ante o mesmo período do ano passado, num desempenho menos negativo que o registrado em dezembro (-4,6%).

TAGS:

Deixe o seu comentário