27/05/2017 11h24

Estudantes, profissionais e apaixonados por Gastronomia participam da 3.ª edição do Cozinhando com o Chef

Evento foi uma realização do Senac

Artur Nogueira e Tina Purcell destacaram as possibilidades de atuação dos profissionais da área

Ele é graduado em Turismo, apaixonado por Gastronomia e especialista em Massas e Pizzas. Ela é jornalista, chef de cozinha, sommelier, professora e, também, apaixonada pelo mundo gastronômico. E foi para falar sobre os caminhos que essa paixão os levou que Artur Nogueira e Tina Purcell estiveram, na noite última quarta-feira (24.5), no auditório da Unidade Poço do Senac, durante a 3.ª edição do Cozinhando com o Chef, evento que reuniu estudantes e profissionais do segmento.

Em formato de talk show, os palestrantes contaram detalhes sobre a trajetória que percorreram até alcançar os objetivos profissionais, destacando as inúmeras possibilidades de atuação na área. “Abri uma pizzaria, depois vendi o negócio e pensei em estudar para concurso, mas passei a realizar consultorias e voltei para a área como gerente de alimentos e bebidas, cargo que ocupo atualmente”, contou Artur Nogueira, que trabalha no resort Salinas, no município de Maragogi (AL), famoso por oferecer aos clientes o sistema all inclusive, com refeições e bebidas incluídas na tarifa. “É o desafio de entregar mais com menos, um sistema que não é mais uma tendência, já é uma realidade”, destacou ele, ao informar que o Brasil, o México, a República Dominicana e Cuba são os países que concentram os dez melhores resorts all inclusive do mundo.

Para produzir e servir as 4 mil refeições por dia, no resort, Nogueira conta com uma equipe  de 140 colaboradores. “O sistema all inclusive tem como principal caraterística o autosserviço, sendo o grande desafio oferecer variedade com qualidade, evitando o desperdício e mantendo a padronização”, contou ele, ao revelar que outro grande desafio é a qualificação profissional. “Ainda sofremos com a carência de profissionais qualificados”, enfatiza.

Tina trabalhava como jornalista quando passou a atuar no segmento de Turismo, onde aprofundou os conhecimentos sobre Gastronomia. “Era uma paixão antiga que, em meio às entrevistas e textos, foi despertada. Sempre cozinhei para amigos em eventos mais intimistas. Foi, então, que fiz o curso de Auxiliar de Cozinha do Senac”, disse ela que, após o término do curso, decidiu construir carreira na área. “No Senac São Paulo, fiz o curso de Cozinheiro Chef Internacional e, depois, o de sommelier. E, em Recife, a pós-graduação em alta Gastronomia”, lembra Tina, que também foi dona de um bar, até ingressar na docência e, atualmente, exercer a coordenação de um curso superior de Gastronomia, além de prestar consultorias na área de Alimentos e Bebidas.      

Durante o evento, os palestrantes também apresentaram o conceito de Cozinha por Antecipação – que visa otimizar a produtividade e evitar o desperdício nas cozinhas por meio da conservação dos alimentos, sem perda na qualidade – como uma tendência no setor de alimentação. “É um conceito que garante quase 100% de segurança alimentar e padronização”, esclarece Nogueira. “O problema ainda é o custo dos equipamentos”, complementa Tina.

Eliene Dias é dona de uma rede de galeterias, em Maceió. “É um negócio de família que vem dando certo, em especial, porque estamos sempre buscando informação. Eventos como esses nos ajudam a abrir a visão e a direcionar o investimento para o lugar certo”, destaca a empresária que aproveitou o momento para tirar dúvidas com os palestrantes, assim como Fagner Calazans, proprietário de uma corretora de seguros e aluno do curso de Cozinheiro do Senac. “A Gastronomia é uma paixão. Ao concluir o curso, pretendo abrir um negócio na área, mas ainda não sei exatamente o quê. E saio daqui cheio de boas ideias”, comemora o empresário.

O Cozinhando com o Chef é um projeto do Senac voltado para quem busca conhecer melhor a realidade do mercado por meio do depoimento de chefs renomados. “As palestras incentivam o surgimento de novas oportunidades de negócios por meio da discussão de conceitos atuais aplicados à gestão empreendedora, como atitude, competitividade e foco. Afinal, quando a gente sabe o que quer, alcança o que há de melhor”, destacou a responsável técnica pelos cursos de Gastronomia do Senac Alagoas, Vânia Araújo que realizou, ao final do evento, um sorteio de livros entre os presentes.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário