06/02/2022 11h06

Equatorial assina termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió para construção de primeiro Eletroposto

Além de oferecer um ambiente para carregamento de veículos, o projeto irá disponibilizar 10 bicicletas elétricas para uso gratuito da população

Trabalhar pelo futuro todos os dias é a principal missão da Equatorial Alagoas. Com este propósito, na manhã de sexta-feira (04), junto à Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SEMTEL), foi assinado o termo de cooperação técnica para implantação do primeiro Eletroposto da capital. O novo empreendimento, irá oferecer um ambiente para o carregamento de carros e bicicletas elétricas.

Projeto irá disponibilizar 10 bicicletas elétricas para uso gratuito da população

 

A iniciativa da construção do Eletroposto em Maceió, acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desta maneira, o projeto irá contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).

Com o termo de cooperação assinado, a obra do empreendimento que será localizado no bairro do Stella Maris, terá o prazo de execução de 60 dias com o total de R$ 265 mil de investimento. Inicialmente, serão disponibilizadas 15 (quinze) bicicletas elétricas. Dez serão para uso gratuito da população local e turistas e, cinco ficarão à disposição da guarda municipal. Além disso, a Distribuidora também fará a entrega de um carro elétrico que ficará à serviço da segurança da cidade.

“Estamos aqui hoje para assinar esse termo importante junto à secretaria de turismo. Com a entrega desses equipamentos, a população irá utilizá-los para o seu lazer, para melhorar a qualidade de vida e segurança na região, além de estimular o turismo. Acreditamos fortemente que esse projeto, pioneiro em Alagoas, vai contribuir para que Maceió continue sempre em uma posição de destaque no cenário nacional e essa é apenas umas das ações inovadoras que estão por vir”, destacou o superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho.

Na oportunidade, a secretaria de turismo de Maceió, Patrícia Mourão, agradeceu a Distribuidora pela parceria reforçando a importância do

projeto para a capital. “A construção do Eletroposto será um marco nesta administração no sentido da inovação e da reformulação do que deve ser as nossas cidades e a mobilidade urbana. Com isso, comemoramos e celebramos uma nova era para essa área de turismo de Maceió”, ressaltou a secretária.

Saiba o que é mobilidade elétrica e conheça mais sobre o projeto

Mobilidade elétrica é um termo utilizado para definir a eletrificação dos meios de transporte, ou seja, a possibilidade de locomoção por meio de veículos movidos 100% a energia elétrica. O principal objetivo do Projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.

Veículos elétricos são movidos exclusivamente por eletricidade e podem ter um ou mais motores, que dependem da energia armazenada em baterias, geralmente de íons de lítio, para funcionar. Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO2 (dióxido de carbono) e não poluem o meio ambiente. No Eletroposto, uma das fontes de alimentação utilizadas será a energia solar, limpa e renovável

TAGS:

Deixe o seu comentário