22/06/2020 11h17

Instrutora do Senac ensina a fazer sopa de milho preparada com carne com osso

Passo a passo da receita será ensinado durante transmissão, ao vivo, no instagram da instituição

Milho verde é nutritivo e bastante aproveitado na gastronomia para diversos pratos

O milho é o rei das festas juninas, período que coincide com a colheita do alimento. Cozido ou assado, servindo de base para canjica, bolos e pamonha, ele é consumido durante todo o ano, no Nordeste, mas ganha um destaque especial no mês de junho. Pensando nisso, o Senac Alagoas vai ensinar a preparar uma receita diferente para inovar o cardápio: a sopa de milho com carne com osso. O passo a passo será demonstrado por meio de uma live na próxima quinta-feira (25.6), às 10h, no instagram @senacalagoas.

“É uma receita tradicional das festas juninas da minha família. Eu aprendi desde cedo, quando ajudava minha avó na preparação das comidas juninas para a festa no sítio, onde todos nos reuníamos. Hoje a tradição continua. Esse ano, não nos encontraremos, mas, cada um na sua casa, vai fazer a sopa”, conta a instrutora Sandra Lyra que, durante a transmissão, ao vivo, também vai apresentar curiosidades sobre a culinária junina.

Conheça os ingredientes da receita e se prepare para a aula!

Sopa de Milho

Ingredientes

 

6 milhos verdes em espiga

300g de carne com osso – patinho ou peito

90g de cebola branca

120g de tomate maduro

45g de pimentão verde

20g de coentro

20g de cebolinha

10g de alho

45g de extrato de tomate

15g de sal

30g de óleo de soja

30g de manteiga

Água

Opanes

live é uma iniciativa do Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo (Opanes) do Senac e integra a campanha Viva São João em Casa, por meio da qual, todas as quintas-feiras do mês de junho, sempre às 10h, está realizando lives nos perfis regionais participantes, onde os chefs abordam como tema as produções da culinária local. Também na próxima quinta-feira, o Regional do Espírito Santo (@senacespiritosanto) vai ensinar a receita do Caldo Verde, uma iguaria portuguesa que faz parte das comidas juninas do Espírito Santo.

Durante a transmissão, Senac Alagoas e Senac Espírito Santo vão bater um papo sobre a cultura gastronômica de cada estado, enfatizando o período junino. Todas as receitas ficam disponíveis no site http://observatoriogastronomico.senac.br/.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário