17/05/2020 11h49

Fluxo de usuários duplica e Secretaria de Saúde reestrutura Central de Triagem do Sesi

Instalação de tendas e cadeiras proporciona distanciamento social e evita aglomerações

Cresce o fluxo de maceioenses no Centro de Triagem no Sesi

O fluxo de usuários na Central de Triagem do Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, duplicou na última semana. Para assegurar que os usuários aguardem pelo atendimento sentados e não haja aglomerações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou duas tendas e disponibilizou 100 cadeiras, respeitando o distanciamento social. A medida, implementada neste sábado (16), visa humanizar o atendimento àqueles que apresentam síndromes gripais e procuram o serviço para serem consultados por médicos, além de serem submetidos à testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19.
Para se ter ideia da grande demanda que o serviço tem recebido diariamente, a capacidade instalada é de 200 atendimentos por dia, mas foram realizados 265 atendimentos na sexta-feira (15) e 315 até as 19h deste sábado (16).

“Com o registro do aumento de pacientes com síndromes gripais que procuravam a porta de entrada do HGE [Hospital Geral do Estado], criamos a Central de Triagem do Ginásio do Sesi, protegendo assim os servidores e pacientes do maior hospital público do estado. Entretanto, a população começou a procurar prioritariamente o novo serviço em busca de testagem e consulta, o que resultou em um fluxo de usuários acima da capacidade instalada e gerou demora no atendimento e aglomerações, que serão corrigidas com as intervenções feitas neste sábado [16]”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Inaugurada no dia 14 de abril deste ano, a Central de Triagem do Ginásio do Sesi já realizou 8.477 atendimentos e 5.787 usuários foram submetidos a testes rápidos para a Covid-19, com 479 deles tendo apresentado resultado positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, em uma estrutura que dispõe de 10 consultórios, quatro salas de coleta, 16 poltronas de medicação e 114 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos administrativos.

Nova Central de Triagem – A Sesau inaugura, nesta segunda-feira (18), a Central de Triagem do Benedito Bentes. O novo serviço vai funcionar no estacionamento do Shopping Pátio Maceió e terá capacidade para 200 atendimentos diários, com cinco médicos de plantão, atuando 24 horas por dia, de domingo a domingo.

TAGS:

Deixe o seu comentário