20/05/2020 12h10

Ex-aluno da UMJ coordena a construção do Centro de Urgências para o enfrentamento da Covid-19

Central de Triagem atende a demandas da pandemia

 

Engenheiro civil João Guilherme prestando relevante papel social para a comunidade alagoana

João Guilherme Veloso, 26, relembra a correria da época em que fazia o curso de graduação em Engenharia Civil na antiga FAT, que evoluiu e, agora, é Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ). “Trabalhava durante o dia e fazia faculdade, à noite”, conta ele, ao colher os frutos dessa dedicação. Em abril deste ano, o Engenheiro foi convidado para coordenar e supervisionar a execução de montagem das estruturas da Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche. “Fui surpreendido com o convite, uma demanda única em minha carreira, com prazos curtos, devido à urgência. Sem dúvidas, estar preparado para as oportunidades faz a diferença em qualquer nova jornada”, destaca ele, que também forneceu o Projeto de Combate a Incêndio e Pânico (PCIP).

O objetivo da Unidade, inaugurada dia 14 de abril, é direcionar o fluxo de pacientes que chegam ao HGE com sintomas gripais, evitando assim que pessoas com suspeitas de Covid-19 sejam transmissoras do vírus para os pacientes que estão internados na unidade. O convite veio de uma empresa privada, onde Veloso já atuou em projetos e acompanhamento de serviços de Engenharia. Também chamada de Central de Triagem, a unidade conta com 10 consultórios, 4 salas de coleta e 16 poltronas de medicação, com funcionamento 24 horas, sete dias por semana. “Foi uma experiência enriquecedora, sobretudo, no aspecto social. É muito gratificante ajudar a população, de alguma forma, em meio a essa pandemia”, relata.

Para Renilda Correia, coordenadora do curso de Engenharia Civil da UMJ, “a atuação profissional exige todos os conhecimentos técnicos e normativos, além da capacidade de gerenciar prazos e cronogramas. Essas são expertises que um bom engenheiro deve possuir, o que a UMJ oferece durante a graduação. A satisfação é grande ao vermos um ex-aluno coordenando uma obra tão essencial para esse momento”, comemora.

Deixe o seu comentário