28/06/2018 11h31

UDA Barro Duro comemora 2 anos de funcionamento

Comunidade aprova serviços prestados pela UDA Barro Duro

UDA Governador Divaldo Suruagy

A Unidade Docente Assistencial (UDA) Governador Divaldo Suruagy, que atende à população do Barro Duro, completa dois anos de funcionamento, tempo em que mudou a rotina dos moradores da região que precisavam de atendimento médico.  “Eles precisavam procurar postos de saúde distantes. Agora, além de ser perto de casa, a comunidade tem acesso a um atendimento humanizado’’, explica Cecília Bonilla, gerente administrativa da Unidade. E para celebrar a data, na próxima quinta-feira (28.6),  das 10h às 12h, será realizado o ‘’Munguzá da UDA’’, com apresentações artísticas do grupo de idosos assistidos pela unidade, sorteio de balaio junino, barraca de artesanato e, claro, a distribuição da comida típica que dá nome à festa: o munguzá.

Para a líder comunitária do Barro Duro, Vilani dos Santos, há muito o que comemorar. “Há mais de vinte anos, nós tentamos trazer a UDA para o nosso bairro e isso só foi possível com o apoio da FAT. Nos últimos dois anos, a unidade só tem melhorado o atendimento e ampliado  os serviços oferecidos’’, destaca Vilani. Na UDA, os pacientes contam com serviços de Ginecologia, Clínica Médica, Pediatria, Psicologia, e Serviço Social. ‘’O diferencial da UDA do Barro Duro é a integração do ensino, trabalho e comunidade por meio da formação, na prática, dos futuros profissionais de saúde, alunos da FAT”, reforça a gerente Cecília, ao destacar o trabalho de integração social desenvolvido com idosos e o serviço de orientação e acompanhamento das gestantes para a nova etapa da vida. “No próximo semestre, a unidade também vai oferecer atendimento nutricional para idosos, crianças, hipertensos e diabéticos’’’, antecipa.

Durante esses dois anos, os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição, sob a supervisão de professores e profissionais da Saúde, têm colocado em prática o que aprendem em sala de aula. “Na UDA Barro Duro, os alunos da FAT têm contato com a comunidade, fortalecendo o compromisso social e oferecendo serviços de atendimento primário, como palestras, e secundário, como procedimentos, além das pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas a partir da vivência na unidade’’, explica Juliana Omena, Diretora de Ensino da FAT.

UDA

A UDA Divaldo Suruagy está localizada dentro da Unidade Barro Duro da Faculdade FAT e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, oferecendo os serviços de:

Acolhimento Humanizado;

Atenção à saúde da Mulher;

Atenção à saúde da Criança;

Atenção à saúde do Adolescente;

Atenção à saúde do Idoso;

Atenção à saúde do Homem;

Assistência ao paciente com Tuberculose;

Assistência ao paciente com Hanseníase;

Acompanhamento de crianças e gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família;

Vacinação;

Procedimentos básicos: curativos e retirada de pontos;

Exames (teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e coleta de citologia oncótica;

Orientação e fornecimento ao usuário de medicamentos básicos;

Fornecimento de contraceptivos e preservativos;

Planejamento familiar;

Grupos de educação em Saúde;

Marcação de exames e consultas especializadas.

Deixe o seu comentário