19/02/2017 11h25

Nutricionista indica boa alimentação para o período do Carnaval

Comida sem exagero evita risco de infecção intestinal

Água de coco é muita indicada para consumo neste período de Carnaval

O Carnaval está chegando. É tempo de alegria e de brincadeira, tanto para quem vai sambar na avenida, como para aqueles que preferem se divertir nos blocos de rua, nos salões e nos trios elétricos. Apesar de ser um momento de descontração, um descuido, principalmente com a alimentação, pode acabar com a festa, segundo alerta a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Priscila Bernardo.

Para não cair na armadilha da má alimentação e ter que parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação, indisposição e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar, de acordo com a profissional. “Pode até parecer exagero, mas uma boa alimentação nesse período, que é quase uma maratona para alguns, faz toda a diferença para não perder o pique da folia”, salientou.

Segundo Priscila Bernardo, no café da manhã, que é uma das refeições mais importante do dia, a dica é ingerir pão ou cereais integrais (aveia, granola, batata e macaxeira). Eles devem estar acompanhados de queijos magros, iogurtes, frutas da época e, para beber, suco natural ou vitamina adoçada com açúcar mascavo. “Cuidar da alimentação se torna imprescindível para garantir o pique durante toda a folia”, recomenda.

Na hora do almoço e jantar, é indicado optar por uma refeição mais leve, sem frituras, molhos incrementados e alimentos gordurosos, destaca a nutricionista da Sesau. “As melhores opções são frango ou peixe, acompanhado de uma salada colorida e arroz integral. Vale ressaltar que, durante os quatro dias de folia, as pessoas perdem líquido e gastam muita energia, seja em razão do calor e da atividade física intensa, como danças e longas caminhadas para acompanhar os trios e blocos”, pontua.

Por conta disso, orienta Priscila Bernardo, a regra básica é tomar muito líquido e manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas e água de coco. Para aqueles que não dispensam bebidas alcoólicas, ela recomenda que o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre um copo e outro, e evitar estômago vazio, comendo a cada três horas pequenas porções.

“Faça uma refeição leve antes de ingerir bebidas alcoólicas e intercale seu consumo com água, água de coco e sucos de frutas cítricas naturais. Essa atitude ajudará evitar os malefícios causados pela bebida e a desidratação do organismo”, recomenda Priscila. A quantidade ideal é a ingestão de pelo menos dois litros de líquido por dia.

Deixe o seu comentário