08/08/2016 14h03

Membros da Fetag/AL expõem a importância do PAA para Alagoas

PAA funciona como um programa do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento

Programa de Aquisição de Alimento se tornou essencial para o desenvolvimento das comunidades alagoanas

O Projeto Jovem Cidadão,executado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas(FETAG/AL) e patrocinado pela Petrobras, através de seus jovens, proporcionou a divulgação que as políticas públicas precisavam para atingir diversos agricultores. E entre essas políticas o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) se tornou essencial para o desenvolvimento das comunidades alagoanas.

O PAA funciona como um programa onde o Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), compra os alimentos da agricultura familiar e os repassam para entendidas socioassitenciais que estejam com insegurança alimentar e nutricional. Dessa forma o Programa proporciona uma rede de benefícios.

Segundo Rilda Alves, Secretária de Política Agrícola da Fetag/AL, o PAA foi responsável por atribuir uma grande melhoria para as famílias de agricultores e para a comunidade que se beneficiou com sua produção. “O PAA tem uma importância na agricultura familiar. Nos últimos 3 anos essa política teve um aumento significativo em Alagoas. E foi justamente o Jovem Cidadão que deu uma alavancada pela inserção do jovem no PAA. Para organizar os grupos, suas famílias e ter uma esperança de uma vida melhor no campo”, explica.

Rilda ainda explica que o PAA tem três seguimentos onde a associação de agricultores, juntos aos grupos formados nas comunidades e a Conab, estabelecem qual será o mais viável. Além disso, uma das exigências dessa política é a participação de 40% de mulheres nos grupos de fornecimento do PAA. Sendo este, mais um exemplo de programa benéfico e democrático.

Mamede Vitório, Assessor Técnico da Federação, reitera sobre a importância que o PAA trouxe ao estado e complementa sobre o mérito do jovem agricultor em colaborar com a sua comunidade, família e se especializar em nome de um futuro próspero. “As políticas trazem disseminação para que os jovens levem a informação para a sua base. Elas ajudam a manter o jovem em suas comunidades, aumentam sua renda e incentiva o jovem a organizar as associações. Se não fosse o Jovem Cidadão, os recursos para o PAA estariam voltando por falta de conhecimento das políticas públicas”, enfatiza.

Mamede ainda recorda que entre 2014 e 2015, Alagoas ficou em terceiro lugar como o estado com o maior número de propostas para o PAA. Segundo o Assessor Técnico, nos anos anteriores, Alagoas não passava do quinto lugar.

Atualmente o PAA encontrasse com menos recursos que o ano de 2015, portanto a quantidade de famílias que participaram diminuiu. Se antes o número de agricultores atingia a marca de 1500 participantes, hoje, ainda segundo Mamede Vitório, os números chegam a 1100 ou 1220 agricultores. Porém, o legado desse programa demonstra a importância e o desenvolvimento que foi possível proporcionar através de uma cadeia de colaboração entre as Federações, Sindicatos, Associações, os agricultores, a Conab e as famílias que puderam consumir os alimentos naturais produzidos pela a agricultura familiar.

Entre os municípios contemplados pelo PAA por meio do Jovem Cidadão estão Arapiraca, União dos Palmares, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Junqueiro Major Isidoro, Murici, Olho D’Água Grande e São José da Tapera. Sendo eles não apenas participantes dessa política, como exemplos vivos do quanto o PAA pôde contribuir por mais oportunidades e prosperidade.

TAGS:

Deixe o seu comentário