03/08/2016 13h29

Cresce a procura por Cuidadores de Idosos

Profissional trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso, a família e os serviços de saúde

Aumenta cada vez a procura por profissionais para cuidar de idosos

Dados do IBGE revelam que a expectativa de vida no Brasil alcançou os 75 anos e dois meses, ultrapassando a média mundial, de 71 anos e 4 meses. No indicador de expectativa de vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o País registrou 65 anos e cinco meses, enquanto a média mundial é de 63 anos e um mês. O aumento confirma uma tendência e é quase 30 anos maior que em 1940.

Por isso, é grande a procura por cuidadores de idosos e a tendência é que essa demanda aumente ainda mais. Este profissional trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer, e a comunidade em geral. Ele está apto a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção – comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência, bem como a se relacionar com os seus familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar. O trabalho envolve acompanhar, dar remédios de acordo com a prescrição médica, cuidar do preparo das refeições para seja feito de acordo com a orientação médica/nutricional, prezar pelo bem-estar e lazer do acompanhado, prestar auxílio em tarefas do cotidiano, entre outras atribuições.

O cuidador de idosos pode trabalhar na casa do acompanhado, assim como em conjunto com equipes de profissionais, em ILPE (Instituição de longa permanência), hospitais e casas de saúde. “É um mercado que vem crescendo muito a cada ano devido a um aumento regular da expectativa de vida da população. A maioria dos cuidadores costuma trabalhar na casa do acompanhado, pela individualidade do cuidado, que melhora a qualidade do serviço”, explica a enfermeira Danielle Teodósio, uma das instrutoras do curso, ao destacar o diferencial da qualificação Senac. “Durante o curso, os alunos do Senac desenvolvem habilidades em construção de planos de cuidados otimizado para o paciente, humanização no cuidado, domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e colaborativa, saindo do curso preparado para trabalhar em qualquer ambiente”, explica a instrutora.

A fim de capacitar esses profissionais, o Senac abre inscrições para uma nova turma do curso de Cuidador de Idosos. As aulas serão realizadas no período de 8 de agosto a 31 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Unidade Poço. Mais informações: (82) 2122.7858.

Deixe o seu comentário