10/08/2015 8h33

Colégio Tiradentes é destaque no Enem

Disciplina da escola ajuda os alunos manterem o foco nos estudos

Colégio do Enem é destaque nas notas do Enem

Agência Alagoas

Esse é o discurso que ouvimos de boa parte dos alunos que estuda ou estudou no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Alagoas. Diferentemente do que muitos pensam, o colégio está longe de um regime militar e, inclusive, os alunos que estão lá demonstram seu carinho pela profissão daqueles que comandam o colégio.

Quando questionados qual seria o motivo de tanta admiração pela profissão de militar, o aluno do terceiro ano Thalis Peixoto não hesitou e atribuiu à disciplina e à dedicação que os professores e coordenadores (ou comandantes) têm para com todos.

“Aqui, nós somos motivados a seguir nossos sonhos. Quando eu mudei de colégio, senti uma diferença muito grande. Aqui no Tiradentes, a gente tem disciplina e aprende a ter respeito. Não só formam estudantes, mas seres humanos melhores também”, destacou o Thalis.

E a admiração não só vem dos que ainda estão por lá, mas dos que já saíram faz algum tempo. O primeiro-tenente da Polícia Militar Thiago Almeida é um dos exemplos. Ele terminou o colégio no ano de 2003. E a paixão pela profissão é tão grande que Almeida conta que “sabotou” a prova do antigo Cefet para estudar na escola militar.

“No dia da prova do Cefet eu errei as perguntas de propósito. Fiz uma sabotagem na minha própria prova! (risos) Eu queria ter a oportunidade de estudar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar e, como eu já havia passado aqui, eu não me preocupei. Agora, eu realizo o meu sonho de ser militar e trabalhar na segurança da população”, afirma o primeiro-tenente.

Já um pouco diferente da história de Thiago Almeida, Juliana Viana, que hoje trabalha no Corpo de Bombeiros, contou que não queria entrar no colégio militar.

“Quando se fala em colégio militar, já dá um medo, né? Essa foi a minha sensação. Meu pai é militar, então ele conseguiu a vaga para eu fazer o concurso e passei. Nos primeiros dias de aula, eu e todo mundo da sala ficávamos com certo receio, mas, hoje, eu sei como foi bom. Devo muito ao Colégio Tiradentes por estar onde eu estou agora e ser quem eu sou”, avalia a soldado Juliana Viana.

Os depoimentos são motivos de orgulho para quem comanda o colégio e constrói, junto com os alunos, a história que acumula, este ano, 18 anos de existência. Para quem acompanhou o crescimento dos, até então, só “Thiagos” e “Julianas”, saber onde eles estão hoje é uma recompensa. É o caso da soldado Paula, que está no colégio desde que ele foi fundado.

 

“Trabalhar com essas crianças é muito gratificante. Saber que eu, de alguma forma, contribuí para a formação desses cidadãos é algo que não dá pra explicar”, pontuou a soldado.

 

Melhor pontuação no Enem

 

Para os ex-alunos, a boa colocação da escola no ranking do Enem, divulgado na última quarta-feira, não é uma surpresa. Todos acreditam que a disciplina e a dedicação do corpo de professores e militares que constituem a escola é uma boa receita para obter sucesso.

A diretora, comandante e tenente-coronel, Fátima Escaliante, não discorda. Segundo ela, os dois pilares para um bom rendimento dos alunos é a motivação e a disciplina que eles são expostos no dia a dia.

“Se eu tenho disciplina e um aluno motivado, eu tenho tudo que eu quero. São os dois pilares de uma escolar militar para ter um bom resultado!”, orienta Fátima Escaliante.

E para não parar o bom rendimento dos alunos, o colégio está investindo em aulas isoladas em horários alternativos e dedicadas, exclusivamente, aos alunos do terceiro ano.

Deixe o seu comentário