06/04/2015 10h57

Escola de Santana do Mundaú faz intercâmbio com instituição inglesa

Integração entre culturas e realidades tão distintas faz parte do projeto “Conectando Salas de Aula”

Diretores e estudantes integrados na busca de novos conhecimentos

Ana Paula Lins/Valdir Rocha/Agência Alagoas

O ambiente escolar, é sem dúvida, um dos principais espaços onde crianças e jovens fazem amizades. A prática ajuda não só na socialização do estudante, mas influencia na sua interação com o mundo. Desde fevereiro deste ano, os alunos da Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana, tem amigos especiais. Só que eles estão do outro lado do Oceano Atlântico, a mais de sete mil quilômetros de distância, na cidade York, no cinzento condado do Yorkshire, localidade imortalizada pela escritora britânica Emily Bronte no livro “Morro dos Ventos Uivantes”.

A  (“Connecting Classroos”), uma iniciativa do Consulado Britânico no Brasil que visa promover um diálogo entre idiomas e culturas dos dois países a partir de atividades que fortaleçam a identidade cultural e valores de pertencimento entre os estudantes.

 Para entender melhor o projeto, é preciso voltar a novembro de 2014, quando a diretora da instituição, Quitéria Calado, participava de um curso de formação em liderança escolar na National College for School Leadership, na cidade de Nottingham, no Reino Unido. Fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Britânico, o curso foi ofertado aos 27 diretores das escolas públicas vencedoras da edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar.

A educadora aproveitou a ocasião para apresentar ao consulado britânico um projeto desenvolvido para o ensino da Língua Inglesa na sua escola, que consistia no uso dos estrangeirismos e das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas auxiliares na aprendizagem do idioma. A resposta do órgão diplomático não tardou.

“Antes que voltasse a Santana do Mundaú, o consulado já havia entrado em contrato com a Maria Quinor da Silva, professora responsável pelo projeto e que também foi nossa aluna. Pouco tempo depois, já haviam definido uma escola, os moldes de como seria realizado o intercâmbio e o cronograma de atividades a ser cumprido”, lembra Quitéria.

Benefícios - A instituição escolhida para o intercâmbio foi a Riccall Primary School, na cidade de York, na região norte da Inglaterra. As atividades tiveram início em fevereiro envolvendo 20 alunos na faixa etária de 12 a 14 anos e uma das primeiras ações foi a produção de um vídeo onde os estudantes, professores e funcionários da escola alagoana se apresentavam, em Inglês, para os colegas da unidade escolar britânica. Logo em seguida, os estudantes britânicos enviaram material saudando os amigos brasileiros e, este mês, já se promoveu um dia dedicado ao Brasil na instituição inglesa.

As próximas atividades do projeto incluem a produção de autoretrato dos alunos e de material relatando questões específicas de cada cultura, a exemplo das festas típicas, manifestações religiosas, agricultura, culinária e tradições familiares. A iniciativa não se restringe apenas à Língua Inglesa, envolvendo também atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Artes, Sociologia, Artes, Matemática e Educação Física. As duas comunidades escolares também terão a chance se conhecerem pessoalmente, visto que, em setembro, a professora Quinor viaja a Inglaterra para visitar a escola Riccall, enquanto, e outubro, será a vez de uma professora britânica aportar em Santana do Mundaú.

“Este projeto trará benefícios não só para o aprendizado da Língua Inglesa, mas também para a identidade e pertencimento de nossa comunidade escolar, composta, em sua maioria, por filhos de agricultores do Vale do Mundaú que terão também a chance de conhecer e conviver com a cultura de outro país”, frisa Quinor.

Aluna do 8º ano, a estudante Ana Cláudia Cordeiro é uma das mais ativas participantes do projeto e enumera as vantagens da ação para a sua aprendizagem.

“Gosto muito de todas as atividades que fazemos porque temos a oportunidade de nos expressarmos e nos identificarmos em outro idioma. Todo mundo participa e isso faz com que a gente desenvolva mais rápido a aprendizagem”, explica.

Para conhecer mais sobre as escolas Manoel de Matos e Riccall, basta acessar o blog

escolamanoeldematos.blogspot.com.br ehttp://www.riccallprimary.co.uk.

TAGS:

Deixe o seu comentário