09/03/2015 13h17

Programa NutriSUS em parceria com o Estado combate a anemia em Alagoas

A anemia é classificada como uma condição em que a concentração de hemoglobina do sangue está abaixo do normal

 

Suplementos de nutrientes distribuídos em sachês

Alagoas inicia este mês o ciclo 2015 do programa NutriSUS, que pretende diminuir os índices de anemia nas crianças, trabalho em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o governo federal.

A iniciativa pretende atingir  crianças de 6 a 48 meses que estão inscritas em creches públicas cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE). No NutriSUS são distribuídos sachês com um pó de vitaminas e minerais, para adição na comida das crianças, que fornece a quantidade de nutrientes necessária para o desenvolvimento saudável.

A anemia é classificada como uma condição em que a concentração de hemoglobina do sangue está abaixo do normal, podendo levar a diversas consequências, a exemplo de redução do crescimento, comprometimento do sistema imunológico e aumento da predisposição a infecções.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola em Alagoas, Lúcia Brito, foram selecionados 59 municípios no Estado para a participação no programa. “A seleção foi feita com base no número de crianças inscritas em creches públicas que estão dentro da faixa etária e inscrição no programa Brasil sem Miséria”, ressaltou Lúcia.

A coordenadora explicou que cada criança recebe 1 sachê por dia na refeição ofertada na creche, cumprindo um ciclo de 60 sachês ofertados. “Após o fim dos 60 sachês, oocorre um intervalo de 3 a 4 meses e o ciclo é reiniciado”, destacou.

Pais

 

Outro fator de destaque do programa é a necessidade da permissão dos pais para que a criança receba os suplementos alimentares. Os pais devem preencher um termo de consentimento fornecido pelo Ministério da Saúde ou pela gestão municipal.

“É importante que os pais e responsáveis entendam a importância da nutrição para o desenvolvimento adequado de seus filhos e assinem os termos garantindo a saúde e o bem-estar de suas crianças”, afirmou Lucia Brito, lembrando que os sachês não causam reações adversas e que apenas pacientes que estão sob acompanhamento médico devem consultar seu médico/pediatra para o recebimento dos sachês.

 

Em Alagoas serão distribuídos 526.380 sachês para 8.773 crianças em 59 municípios

 

TAGS:

Deixe o seu comentário