12/03/2015 11h30

Inclusão Social: Deficientes Auditivos comemoram conclusão de curso no Senac

Curso de Operador de Computador foi realizado pelo Programa Senac de Gratuidade

Diplomação dos alunos formados no curso de operador de informática do Senac
 

Vinte e três alunos do curso de Operador de Computador pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), dentre eles oito deficientes auditivos, comemoraram na última sexta-feira (6.3) o encerramento do curso, realizado em parceria com a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE). Os certificados de conclusão do curso foram entregues durante solenidade realizada em uma das salas da Unidade Centenário, onde as aulas foram ministradas.

Segundo David Sant’Anna, gerente da Unidade, “ao envolver alunos, colaboradores e empresas parcerias, o Senac reforça que a inclusão social deve ser uma prática comum a todos”. Ainda de acordo com o gerente, novas turmas devem ser realizadas em 2015 em parceria com a AAPPE.

Angélica Bittencourt, uma das alunas da turma, destaca que, dentro da sala de aula, todos foram tratados da mesma forma, como profissionais em formação. “Projetos de inclusão como esse são necessários para quebrar preconceitos. Durante o curso, não sentimos dificuldade de relacionamento e o aproveitamento foi igual para todos os alunos”, disse ela. Sávio Nascimento, aluno especial, confirma que, dentro da sala de aula, com a ajuda da equipe do Senac, não sentiu dificuldades em fazer amizade. Ele ressalta ainda a importância do curso para a construção de uma carreira profissional. “Antes, Informática era um bicho de sete cabeças para mim. Mas agora, depois do curso, tudo ficou mais fácil e me sinto mais seguro para enfrentar o mercado de trabalho”, confessa.

Reformulado em 2011, o Programa Senac de Acessibilidade, inicialmente chamado de Deficiência & Competência, oferece capacitação profissional e possibilidade de (re)ingresso no mercado de trabalho aos brasileiros com deficiência. Como o objetivo do programa é a inclusão, o público participa da programação regular dos cursos. Turmas especiais são abertas somente quando solicitadas por alguma organização parceira.

TAGS:

Deixe o seu comentário