27/11/2014 9h29

Resultados do Jovem Cidadão animam agricultores

Mais de 600 jovens e mulheres ligadas à agricultura familiar ampliaram seus conhecimentos

Projeto Jovem Cidadão traz benefícios sociais às comunidades

A vida não é mais a mesma para os jovens agricultores engajados no Projeto Jovem Cidadão realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL). Mais de 600 jovens e mulheres ligadas à agricultura familiar ampliaram seus conhecimentos e passaram a explorar programas de políticas públicas voltados para o jovem agricultor e agricultora, antes pouco aproveitados.

O baixo acesso a programas como PNAE, PAA, PNCF, PRONAF e PNHR, serviu como ponto de partida para reverter a realidade. Segundo a assessora da Fetag/AL e coordenadora pedagógica do Projeto, Ana Cristina, a cada fase, foram realizadas oficinas, capacitações e palestras com o intuito de multiplicar informações também nas comunidades rurais.

“Os resultados são vistos de forma animadora. Observamos que o jovem segue fortalecido, tornando-se agente do desenvolvimento de sua própria comunidade; isso reflete diretamente na melhor utilização das políticas públicas como oportunidade de trabalho, aumento de renda familiar e melhoria da qualidade de vida”, assegura. O projeto inicia novo ciclo de capacitação no próximo dia 11 de dezembro com atividades especiais.

Bons Frutos

Em Pão de Açúcar, as ações do Jovem Cidadão renderam aos agricultores o desejo de criar uma cooperativa de produção agrícola na região. “Estamos construindo um plano de negócios voltado para comercialização das hortaliças. A ideia é criar uma associação onde os jovens produzem juntos e comercializam juntos, fazendo com que o desenvolvimento de renda continue crescendo”, explica Oscar Gomes, Secretário de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pão de Açúcar (STTR).

Quem também colhe bons frutos após a participação no projeto, é a comunidade Bananeira, em Arapiraca. Segundo a líder, Fabiana dos Santos, a Associação   trabalha no fomento a cultura local e com atividades do interesse geral da comunidade. “Ano passado realizamos grupos de estudos para o vestibular, mais de dez jovens conseguiram aprovação. Antes, não tínhamos essa visão de brigar por nosso espaço.”, revela.

O Projeto Jovem Cidadão é patrocinado pela Petrobras e Secretaria de Estado da Agriculta e Desenvolvimento Agrário de Alagoas. As atividades também são apoiadas pela Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetag/AL, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas (STTRs).

TAGS:

Deixe o seu comentário