10/10/2014 11h13

Hospital Escola Dr. Helvio Auto é referência para receber casos suspeitos de Ebola em Alagoas

Hospital destinou uma enfermaria de isolamento para receber supostos casos

Brasil já registra o primeiro caso de suspeição de ebola, no Paraná

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto é o hospital de referência para receber casos suspeitos de Ebola no estado de Alagoas. Mesmo passando por reforma estrutural, o hospital destinou uma enfermaria de isolamento para receber supostos casos.

Servidores do hospital receberam treinamento interno sobre fluxo de atendimento ao paciente com suspeita da doença no mês de  setembro. O treinamento foi organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Helvio Auto, seguindo as orientações da nota técnica Nº 2 da Anvisa.

A orientação do Ministério da Saúde para os serviços de referência que poderão receber pacientes com casos suspeitos, como é o caso do Hospital Helvio Auto, é que seja realizada a acolhida,  proporcionando o primeiro atendimento ou estabilização do quadro do paciente, e que permaneça com ele de 4 a 5 horas, até que se providencie o transporte aéreo para levá-lo ao Rio de Janeiro.

Após este período o paciente deve ser encaminhado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  no Rio de Janeiro.

O hospital já recebeu alguns Equipamentos de Proteção Individual (Epis), mas aguarda por outros específicos que estão sendo providenciados pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

Maiores Informações –

Médica Infectologista Rosileide Alves, Gerente Técnica Médica do Hospital Helvio Auto, telefone: 88338585

Médica Infectologista Luciana Pacheco, Diretora Geral do HEHA, telefone: 8833 8591

TAGS:

Deixe o seu comentário