09/04/2014 10h17

Codevasf leva Programa Água para Todos a mais um município do agreste alagoano

Limoeiro de Anadia foi o município contemplado com as ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

População participa das ações da Codevasf

As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegam a mais um município do agreste alagoano. A população de Limoeiro de Anadia deu o primeiro passo, com a formação do Comitê Gestor Municipal – colegiado que reúne representantes de organizações da sociedade civil e do poder público municipal que atuarão auxiliando a Codevasf na execução do programa que está universalizando o acesso a água por meio de tecnologias sociais, como as cisternas para consumo humano e os barreiros projetados para saciar a sede dos animais.

O comitê foi formado tendo na composição sete membros titulares e sete suplentes, que representam as seguintes organizações e segmentos da sociedade civil e do poder público municipal: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Limoeiro de Anadia, Associação dos Produtores Rurais do município, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Administração, congregações católica e evangélica e agentes comunitários de saúde.

Durante a formação do comitê, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, foi eleito para coordenar o colegiado. “Assumimos a coordenação do comitê aqui em Limoeiro de Anadia para contribuir com as ações do programa Água para Todos e levar água para os que mais precisam, os mais pobres. Como vivemos aqui no município e conhecemos cada pedaço de chão, vamos trabalhar para levar os benefícios a quem mais precisa”, afirmou.

Para atender à população de Limoeiro de Anadia, o Comitê Gestor Nacional do programa definiu uma meta de 2.415 cisternas para implantação em residências de famílias da zona rural. Além das cisternas, a população também será contemplada com a implantação de oito barreiros comunitários para dessedentação animal.

Uma das famílias que devem ser beneficiadas será a de Ivone Palmeira da Silva, 53 anos. Ela mora com a família – marido e três filhos – no povoado Sítio Covos, zona rural do município.

“Em nossa comunidade, os barreiros estão todos secos. Até as cacimbas também estão secas. Temos uma vizinha que tem água no tanque, mas dá somente para a família dela. Venho pegando água da casa da minha mãe, que é bem longe da minha. Temos que subir uma ladeira bem difícil empurrando uma carroça com três baldes. Lá no Sítio Covos está muito difícil”, desabafou a agricultora que, junto com a família, consegue produzir no terreno de casa mandioca, fava, milho e feijão, além de criar galinhas.

Ela afirmou que quer o mais rápido possível ver o fim dessa situação, e aposta que a chegada do programa Água para Todos em Limoeiro de Anadia vai mudar essa realidade. “Com a chegada das cisternas, essa realidade vai mudar muito. Vamos deixar de pegar água longe de casa. Teremos água para cozinhar, para beber e sem carecer fazer todo esse esforço para ter acesso à água”, falou, entusiasmada, durante a formação do Comitê Gestor Municipal.

Marco histórico

Para o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlon Ferreira, a chegada do programa Água Para Todos no município é um marco histórico. “Teremos uma realidade muito diferente depois disso. Temos 51 povoados. Desses, cerca de 12 possuem problemas causados pela estiagem prolongada. Temos quatro carros-pipa que abastecem essa população de domingo a domingo, mas que não estão conseguindo atender por completo. Com as cisternas e os barreiros, daremos um grande salto em nosso município, especialmente para esse povo tão sofrido de nossa região”, comemorou.

“Nossa proposta com o Água para Todos é levar dignidade a quase duas mil e quinhentas famílias”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ivan Craveiro. “Se você multiplicar esse número de cisternas por membros da família, pegando uma família média formada por cinco pessoas, chegaremos a atender, somente em Limoeiro de Anadia, 10 mil cidadãos”, disse.

Ele lembra ainda os beneficiários são pessoas com renda familiar de até R$ 140 por membro a quem se destina o programa, “pessoas sem acesso à água, que precisam de mais dignidade”, assinala.

Ele ressalta ainda a grande capacidade de mobilização das comunidades promovida pelo programa. “Há uma pluralidade de participação; são diversos segmentos como igrejas, sindicato rural e associações comunitárias. Isso é inclusão social e elevação da qualidade de vida desses cidadãos”, disse.

Antes da escolha dos membros do Comitê Gestor Municipal, o coordenador regional do programa Água para Todos na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, fez uma exposição sobre a execução do programa, com destaque para os critérios usados para que as famílias sejam atendidas e para as atribuições do comitê.

Além do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ivan Craveiro, e do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlon Ferreira, diversas autoridades participaram da atividade, como deputados federais, secretários municipais e vereadores.

TAGS:

Deixe o seu comentário