10/01/2014 17h11

Arrecadação de IPTU de Maceió registra aumento real de 7,57% em 2013

Alta na arrecadação é resultado do trabalho de conscientização do cidadão e das campanhas realizadas em parceria entre as secretarias SMF e Secom

Arrecadação de IPTU cresce 7,5% em 2013

A arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano de Maceió (IPTU) teve um acréscimo de 12,95% em 2013. Comparado ao ano de 2012, se considerada a inflação prevista em 5,5%, houve um acréscimo real de 7,57%. O aumento na arrecadação é resultado do trabalho de conscientização do cidadão realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Finanças (SMF) e Comunicação Social (Secom).

O IPTU é utilizado para, entre outras finalidades, ações de infraestrutura para melhorar os espaços públicos da cidade. De acordo com o secretário-adjunto de Administração Tributária, Rogério Brandão de Faria, a facilitação para o pagamento foi de extrema importância para o aumento na arrecadação. “Fizemos um trabalho de facilitação do acesso pelos contribuintes às guias de pagamento e melhoramos o sistema de acompanhamento e cobrança dos valores devidos”, disse Faria.

Ainda de acordo com o secretário-adjunto, a melhoria no atendimento presencial foi fundamental para o trabalho. “Redimensionamos nossos servidores e disponibilizando guichês expressos voltados especificamente para a emissão de guias. Disponibilizamos, ainda, via Internet, a retirada das guias do IPTU de maneira simplificada e verificação dos pagamentos já efetuados”, complementou Faria.

Sobre as campanhas publicitárias, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, disse ter apostado na transparência para mostrar a população como o imposto arrecadado é usado pelo Executivo Municipal. “Colocamos para circular na imprensa local campanhas mostrando as mudanças no pagamento do IPTU, popularizando as simplificações feitas pela Finanças. Outra questão importante foi mostrar para o maceioense que o IPTU é importante para melhorar as estruturas públicas da cidade”, disse ele.

Pacote de ações foi fomentado pelo IPTU

Obras importantes para a qualidade de vida do cidadão maceioense, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), a exemplo dos serviços de drenagem e pavimentação no Santa Lúcia, da construção das galerias de águas pluviais no Village Campestre, da drenagem e pavimentação do Graciliano Ramos, estão sendo custeadas com recursos próprios da Prefeitura.

Parte dessas obras foi autorizada em setembro de 2013, pelo prefeito Rui Palmeira, como parte de um pacote de ações que soma R$ 14 milhões em recursos próprios do município. Esse valores são resultado da arrecadação do IPTU.

Os carnês do IPTU 2014 estarão disponíveis, via Internet, a partir da próxima segunda-feira (13). Já a entrega em casa, via Correios, deve se iniciar no final deste mês.

TAGS:

Deixe o seu comentário