04/12/2013 14h33

Hospital Helvio Auto realiza treinamento em teste rápido de HIV para profissionais de saúde

Profissionais de Santana do Ipanema são capacitados para aplicação do teste em gestantes em trabalho de parto ou abortamentos

kits para teste rápido de HIV

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Heha), por meio do Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constant (SAE), realiza treinamento para profissionais em obstetrícia  do interior do Estado, sobre a implantação do  teste rápido para detecção de anticorpos anti-HIV. O treinamento teve início hoje (dia 04/12), das 8 às 12 horas, no auditório do SAE. A capacitação seguirá também no dia 18 de dezembro e terminará no dia 08 de janeiro, totalizando 12 horas-aula.

O treinamento tem como objetivo a implantação do protocolo de prevenção de transmissão vertical (da mãe para o filho) do vírus HIV em crianças e terá na primeira turma 15 enfermeiros do Centro Obstétrico do Hospital Dr. Rodolfo Rodrigues, de Santana de Ipanema. O hospital foi escolhido por atender a gestantes de  21 municípios do Sertão alagoano e realizar uma média de 300 partos mensais.

Os profissionais do Hospital Helvio Auto, referência no diagnóstico e tratamento de HIV em Alagoas, planejaram e desenvolveram todo o conteúdo e a didática da capacitação. A psicóloga do SAE, Karina Alessandra Vanderley falará sobre o aconselhamento diante do diagnóstico, a médica infectologista e coordenadora do SAE, Mardjane Lemos, explicará sobre critérios de biossegurança e epidemiologia e a enfermeira do SAE, Lygia Antas, ensinará toda a técnica utilizada no teste.

Após o treinamento, será aplicado no hospital de Santana do Ipanema o protocolo de prevenção vertical (da mãe para o filho) em gestantes em trabalho de parto e abortamentos, já que com o resultado do teste rápido pode-se evitar a transmissão do HIV das parturientes para seus bebês.

TAGS:

Deixe o seu comentário