05/11/2013 10h15

EMATER/AL e Caixa firmam parceria para concessão de crédito rural

Cooperação prevê a elaboração de projetos de desenvolvimento das atividades produtivas e a concessão de crédito de até R$ 300 mil

Gerente Geral da Caixa Francisco Holanda e Inês Pacheco assinam parceria

Como parte das ações de agregação de valor a produção agrícola, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) assinou um termo de cooperação técnica com a superintendência estadual da Caixa Econômica Federal de Alagoas (CEF). A cooperação prevê a elaboração de projetos de desenvolvimento das atividades produtivas e a concessão de crédito de até R$ 300 mil.

A iniciativa da instituição financeira em atuar no meio rural e formar parcerias com entidades do setor tem gerado expectativa. A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, explicou que será feito um estudo para direcionar melhor a concessão de crédito por meio da parceria com a EMATER/AL, visando principalmente à experiência que a Caixa possui com o desenvolvimento da agroindústria.

“Uma das missões da EMATER/AL é a agregação de valor a produção e a agroindústria é um dos caminhos. Vamos unir nossas equipes e traçar um planejamento que contemple cadeias produtivas estratégicas, que apresente potencial de desenvolvimento industrial. Não vamos limitar os projetos de crédito, vamos otimizar nossa força de trabalho potencializando o desenvolvimento produtivo”, destacou.

O crédito rural será concedido para projetos de custeio, investimentos e comercialização de produtos agropecuários, com o objetivo de fortalecer o setor rural, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada defesa do solo.

O superintendente da Caixa em Alagoas, Hérbert Buenos Aires, destacou a capilaridade da Extensão Rural para que as informações cheguem ao homem do campo. “Estamos iniciando a operação com o crédito rural em Alagoas, nosso objetivo é utilizar o acesso que a EMATER/AL tem ao meio rural para levar o crédito qualificado ao campo, com projetos que façam com que o agricultor cresça verdadeiramente”, enfatizou o superintendente da Caixa.

O ato de assinatura da parceria, que aconteceu durante a Expoagro 2013, contou com a presença do deputado estadual Alexandre Toledo, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Alvaro Almeida e o gerente geral da agência Rosa da Fonseca, Francisco Holanda. Para Alexandre Toledo, que já foi secretário de Agricultura e faz parte da comissão da agricultura na Câmara dos Deputados, a entrada de mais um agente financeiro no meio rural pode contribuir para desburocratização do processo de concessão de crédito.

“Debatemos muito na Câmara dos Deputados que não adianta crédito sem o suporte da assistência técnica. Somente a ATER pode garantir o retorno do investimento, por isso precisamos de políticas que contemplem o financiamento da ATER. Vemos que essa parceria tem o foco no desenvolvimento da agroindústria e agregar valor a produção é também fortalecer o meio rural”, avaliou Alexandre Toledo.

Deixe o seu comentário