01/10/2013 9h47

Estado vai investir R$ 6,5 milhões em Polo Multissetorial para Palmeira dos Índios

Recurso integra o Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste) e prevê a descentralização da economia

Secretário Luiz Otávio Gomes destaca a criação do Polo Multissetorial em Palmeira dos Índios

Lívia Vasconcelos

Palmeira dos Índios será o próximo município alagoano a abrigar um Polo Multissetorial. O fato foi assegurado nesta segunda-feira (30) pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico,  Luiz Otavio Gomes, em reunião com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços da cidade, Glifson Magalhães. Atualmente, os últimos detalhes em relação aos trâmites burocráticos de seu projeto estão sendo resolvidos para que o Estado possa investir R$ 6,5 milhões na construção do Polo.

O complexo será localizado às margens da BR-316, fator relevante para a logística do empreendimento, já que contribui para maior circulação de mercadorias e de pessoas. Com uma área que compreende 153 mil m², o Polo vai alavancar o empreendedorismo na região, por meio do incentivo à descentralização, do desenvolvimento da vocação estratégia da região,  criando e mantendo negócios e gerando de renda.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou que a concretização do complexo integra o plano de sucesso do governo de Teotonio Vilela Filho no que diz respeito à descentralização da economia, um dos projetos estruturantes que integram o Programa Alagoas Tem Pressa.

“Levar o desenvolvimento para o interior do Estado é mais uma promessa cumprida por essa gestão. Nesse momento iniciamos a obra do Polo de Anadia e, agora, assim que toda a parte burocrática dos projetos complementares estiverem prontos para Palmeira dos Índios, o governador vai assegurar os recursos para o projeto. A Prefeitura também entrará com uma contrapartida na doação de parte do terreno para que nessa parceria possa ser realizado o sonho do palmeirense de ter um polo”, ressaltou.

Segundo o secretário Glifson Magalhães, o Polo tem como objetivo se tornar uma incubadora dos negócios de Palmeira dos Índios. Como perfil dos empreendimentos que poderão se instalar no empreendimento, Glifson destaca os do setor de alimentos, derivados de construção civil, confecções e movelaria.

“Assim que for concluído, o Polo vai fomentar o mercado regional atuando diretamente nos municípios de Craibas, Igaci, Belém e Maribondo. Todo um sistema de gestão será desenvolvido para que não só o grande empresário, mas o de médio e de pequeno porte sejam beneficiados com essa iniciativa”, garante.

O secretário lembra ainda os dois galpões comunitários que o Polo contempla. “Dentro de Palmeira dos Índios nós temos quatro Arranjos Produtivos Locais (APLs), que são o de Horticultura, Fruticultura, Mandioca e Madeira e Móveis. Além disso também temos grande atuação da Cadeia Produtuva Têxtil e de Confecções em Alagoas (CPTC), então achamos importante destinar esses galpões para que o desenvolvimento dessas atividades também possa fazer parte do projeto”, concluiu Glifson.

 

Deixe o seu comentário