04/09/2013 8h05

PPSUS: 31 pesquisadores assinam termo de outorga que garante R$ 2 mi para o Estado

Solenidade acontece nesta sexta-feira (6), às 11h, no auditório da Fapeal – Centro

Conferência Regional sobre Determinantes Sociais

Daniella Cândido/Sesau

Os pesquisadores que tiveram projetos selecionados no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS 2013) participam, nesta sexta-feira (6), da solenidade de assinatura dos termos de outorga. A cerimônia acontece às 11h, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), no Centro de Maceió.

Em Alagoas, 31 pesquisas foram aprovadas para a edição 2013 do PPSUS. Segundo Fátima Lima, coordenadora estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesau, o número crescente de projetos (foram 60 pesquisas inscritas), representa significativa contribuição para o desenvolvimento dessa área de atuação no Estado.

“O PPSUS tem o objetivo de apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado de Alagoas”, esclareceu Fátima Lima, acrescentando as pesquisas devem ser desenvolvidas no contexto do Sistema Único de Saúde e serão desenvolvidas graças a parceria firmada com o Ministério da Saúde, CNPq e Fapeal, num investimento de R$ 2 milhões. 

Pesquisas – As pesquisas selecionadas abordam temáticas acerca da Atenção Primária em Saúde, Promoção e Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde (Média e Alta Complexidade, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica e outras Redes de Atenção à Saúde), e Inovação a Gestão Pública.

Entre os contemplados estão pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Estadual da Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal). O resultado final está disponível no site da Fapeal http://www.fapeal.br/Pesquisador/ultimos-resultados/ultimos-resultados/RESULTADO%20FINAL%20PPSUS%202013.pdf

Processo - O processo de seleção do PPSUS 2013 iniciou no ano passado com a realização de oficinas, quando técnicos e gestores realizaram o levantamento de problemas de pesquisas que devem ser resolvidos ou melhor compreendidos e priorizaram os mais relevantes de acordo com a situação de saúde no estado.

O processo seletivo passou por quatro etapas: a pré-análise das propostas; a análise quanto ao mérito técnico-científico por consultores ad hoc; a análise por comissão de especialistas formada por pesquisadores da Academia no estado e técnicos da Sesau; e a etapa final coube ao Comitê Gestor do PPSUS, que procedeu com a análise e a aprovação final dos projetos, considerando a adequação orçamentária e a relevância sócio-sanitárias dos mesmos.

TAGS:

Deixe o seu comentário