28/06/2013 12h13

Mercado da Produção recebe 30 novas lixeiras, 20 garis e educação ambiental

Slum promoveu uma atividade de educação ambiental com os feirantes da área externa do Mercado da Produção

Mais garis e novas lixeiras reforçam limpeza no Mercado da Produção

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) já iniciou a sua colaboração com o programa de requalificação dos mercados públicos da capital. O plano de trabalho que será implantado ao longo do ano traz novidades, como novos modelos de contêineres e de caixas estacionárias. Na manhã da última quinta-feira, a Slum promoveu uma atividade de educação ambiental com os feirantes da área externa do Mercado da Produção, em decorrência da colocação de 30 novas lixeiras no entorno da central de abastecimento.

O efetivo de limpeza do mercado também foi reforçado e conta agora com 20 agentes que atuam diariamente na limpeza, varrição, lavagem e coleta dos resíduos produzidos no local.

“Há a necessidade de um trabalho de educação ambiental intenso aqui no Mercado da Produção, conscientizando os feirantes e os transeuntes para eles entenderem que lugar de lixo é na lixeira”, ressalta Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da SLUM. “Aqui é um local de venda de alimentos e, por isso, ele precisa ser um local higiênico. Se o feirante não tiver higiene em sua barraca, como ele vai vender um alimento saudável?”, questiona a educadora ambiental.

Feirantes, marisqueiras, floristas, fruteiros, raizeiros e vendedores de artesanato foram abordados pelos agentes, que orientaram quanto ao descarte correto de resíduos na lixeira e entregaram folhetos explicativos sobre as conseqüências do descarte inadequado.

O comerciante Thaylan Oliveira trabalha no mercado há dez anos com uma barraca de frutas. Como a maioria dos feirantes abordados pela equipe da Slum, ele aprovou a colocação das lixeiras. “Essa iniciativa que está sendo muito bem recebida por nós. O volume de lixo aqui atraía muitos insetos e o mau cheiro tremendo, os clientes reclamavam muito. Com as lixeiras, a situação melhorou bastante”, comemorou.

A partir do início do segundo semestre, o plano de trabalho da Slum para os mercados públicos da capital começará a ser implantado também nas unidades de abastecimento do Tabuleiro e de Jaraguá.

Deixe o seu comentário