11/04/2013 10h09

Hospital do Açúcar assina contrato para criação de maternidade exclusiva ao SUS

Criação da maternidade possibilitará a abertura de 28 leitos

Hospital do Açúcar

Na busca de atender às necessidades primordiais de saúde dos alagoanos, o Hospital do Açúcar assinou nesta quarta-feira, dia 10, o contrato firmado junto à construtora CRC Engenharia, relativo às criações e reformas na ala destinada a serviços de maternidade da unidade hospitalar, a qual irá atender de forma exclusiva as parturientes vinculadas ao Sistema único de Saúde (SUS).

A iniciativa da obra surgiu a partir de solicitação do Ministério da Saúde, que acionou a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) e, formando parceria com o Hospital, realizará o que já há muito era esperado para atender às demandas de quem depende da saúde pública: ampliação dos leitos disponíveis também em hospitais particulares.

O presidente do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes Neto, aposta tanto no empenho de sua equipe como no dos parceiros da obra.  “A ação busca desafogar as maternidades do SUS. Foi um apelo realizado pelas políticas públicas de saúde e o Hospital sempre procura estar à frente das necessidades dos alagoanos”, avalia.

Com a criação da maternidade, serão 28 leitos, entre esses um espaço dedicado às lactantes, com boxes que irão compor enfermarias de no máximo três leitos, cada enfermaria com seu banheiro individualizado. Um feito e tanto, pois na rede pública o mais comum são mais de 10 leitos em uma sala, com parturientes compartilhando um único banheiro.

O projeto possui uma área de 615m² e está orçado em torno de 500 mil reais, com prazo para a entrega da maternidade estimado de três a quatro meses a partir do início das obras. De acordo com o engenheiro Carlos André de Mendonça, proprietário da CRC Engenharia, o espaço de tempo pode ser encurtado. “Pelo caráter de urgência, iremos trabalhar para que a obra seja entregue em até 90 dias”, avisou o engenheiro.

Finda as obras, a diretoria do Hospital vai conversar com o secretário municipal de saúde para então iniciar a contratação da equipe de colaboradores, composta por obstetras, pediatras, enfermeiros, técnicos e cargos administrativos para trabalhar na maternidade e nas alas de centro cirúrgico e na UTI neonatal, já existentes na unidade hospitalar.

Deixe o seu comentário