25/02/2013 9h59

O Semeador comemora cem anos de fundação

Primeiro diário católico do país é também o mais antigo jornal em circulação no Estado

Arquidiocese de Maceió celebra 100 anos do jornal O Semeador

O Semeador, jornal impresso da Arquidiocese de Maceió, comemora centenário de fundação em 02 de março de 2013, com celebrações estendidas durante todo o ano. Como início das atividades jubilares, a Arquidiocese lança no dia 01 de março, às 09h, na Cúria Metropolitana, uma edição comemorativa com o novo formato assumido para as próximas tiragens.

A nova edição conta com 24 páginas, novo layout e será impresso em colorido, papel jornal e formato tabloide, diferenciando-se assim do antigo design e aumentando a sua tiragem para cinco mil exemplares. “Desejei dignificar a história de nosso periódico, dando padrões modernos ao jornal que evoluiu e cresceu com a história da imprensa alagoana e brasileira”, explica Dom Antonio Muniz, arcebispo metropolitano, sobre a iniciativa de remodelagem do jornal.

Além do evento de lançamento da edição comemorativa, atividades de divulgação do órgão de comunicação eclesial estão sendo propostas pela equipe organizadora. Exposição itinerante com a história do impresso e semana temática na Ufal estão entre as idealizadas.

O periódico católico mais antigo do Brasil

O segundo bispo de Alagoas, Dom Manoel Antônio de Oliveira Lopes (1911-1922), ordena a três jovens sacerdotes a missão de fundação de um jornal diário com orientação católica, mas escrito para a sociedade como um todo. “Esta aí, caríssimos padres, a obra que lhes confio: fundar um jornal; será a voz do que saiu a semear a sua semente; será chamado ‘O Semeador’”, disse o prelado. O Semeador é fundado em 02 de março de 1913, nascendo com a marca do pioneirismo, sendo o primeiro diário católico do país.

As manchetes do jornal eram esperadas todas as tardes, com ansiedade, já que resultavam do pensamento da Igreja sobre o que acontecia no cenário da sociedade não somente de Alagoas, mas de todo o Brasil. A redação era situada nas dependências da Catedral de Maceió, onde acontecia também a impressão em máquinas de tipografia. Eram impressos 2 mil jornais.

O jornal superou as grandes dificuldades de um diário católico, superando crises políticas nacionais e regionais de 1915, 1918, 1922, 1924 e 1930 como também aquelas das duas guerras mundiais: 1914-1918 e 1939-1945, chegando a ficar várias vezes sob ameaça de empastelamento. Dentre os diversos contributos à sociedade, podem-se destacar, por exemplo, a colaboração de Mons. Luis Barbosa, assistente do Departamento Arquidiocesano de Defesa da Fé e da Moral, responsável pela coluna “Comentando”, ao qual assinava usando o pseudônimo Perk, ao fazer duras críticas ao Comunismo Ateu; como também Pe. Luís de Medeiros Netto, pelos idos da década de 1930, em que chegou a ser preso por algumas horas, em virtude do artigo “Do berço ao lixo”, considerado ofensivo pelas autoridades civis na época. Foram expressões de formadores de opinião que sofreram retaliações por seu papel crítico e cristão.

O Semeador possuiu diversos formatos, teve sua periodicidade de diária a semanal a partir de 1969; tornou-se quinzenal em 1982, permanecendo assim até os tempos hodiernos.  O impresso ainda ostenta o recorde histórico de ser hoje o mais antigo jornal em circulação no Estado das Alagoas.

 

SERVIÇO

 

Abertura das comemorações alusivas ao centenário do jornal O Semeador

Data: 01 de março de 2013 (sexta-feira)

Horário: 09h

Local: Cúria Metropolitana de Maceió, situada à Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol.

Mais informações: 3326-5458 / 9978-2115 (Pe. Eduardo Tadeu) / semeadorojornal@ibest.com.br

TAGS:

Deixe o seu comentário