29/08/2012 9h32

Simulado APELL acontece no Bairro do Trapiche da Barra

Exercício de simulação de emergência organizado pela Coordenação Local do APELL acontece nesta quinta-feira

Braskem realiza simulado de segurança

Na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, acontece o Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situação de Emergências (PGASE) no bairro do Trapiche da Barra, simulado que faz parte das atividades do Programa APELL (Programa de Alerta e Preparação de Comunidade para Emergências locais). A ação terá inicio às 9h, com o acionamento dos alarmes, em seguida serão convocadas as instituições que fazem parte dos planos de emergência interno e externo do programa.

Segundo Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem “O objetivo do Simulado é treinar a população dessas comunidades próximas à indústria e os efetivos dos órgãos públicos e privados envolvidos na execução do PGASE, assim como verificar a integração e a resposta da população e de cada instituição envolvida no plano”.

As ações externas contarão com o apoio dos órgãos SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, BOPE, Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, Batalhão de Trânsito, IMA, Coordenadoria Estadual e Municipal de Defesa Civil, SMTT, Guarda Municipal, além dos coordenadores de evasão das comunidades do Trapiche da Barra, do Pontal da Barra e da Rua da Palha (Broma), que atuarão como observadores do exercício. Após o término do simulado e liberação das vias de acesso ao bairro, o evento prosseguirá com atividades sócio recreativas na comunidade.

 

 Programação

 

A programação do simulado terá previsão de início na manhã do dia 30 de agosto às 9hs. Após o acionamento do alarme, os residentes do Trapiche que participarão do Simulado se deslocarão para o Ponto de Encontro, que estará situado ao lado do Cinturão Verde da Braskem.  O bloqueio de acesso de pessoas e veículos será realizado desde o Trevo do Pólo, Instalações do Detran / Bairro do Trapiche / Virgem dos Pobres / Praça Pingo D’água / Rua Benjamin Constant / Travessa Paulo Neto / Avenida Siqueira Campos por um período de no máximo 30 minutos, para realização dos exercícios previstos no simulado. Apenas para esse exercício o trânsito também será interrompido por no máximo 30 minutos nas vias que convergem para a área identificada, incluindo a Av. Assis Chateaubriand.

 Sobre o Simulado APELL

 O simulado visa exercitar a preparação da comunidade e dos órgãos públicos envolvidos no programa. O objetivo é estar preparado para um cenário de um eventual sinistro. Os membros da comunidade localizada próximo à unidade industrial serão conduzidos pelos coordenadores de evasão para o Ponto de Encontro e as demais atividades de resposta e atendimento ao evento serão desenvolvidas e acompanhadas por representante dos órgãos participantes do Programa.

A base para toda essa ação advém do programa APELL (Alerta e Preparação da comunidade para Emergências Locais) que foi idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de preparar as comunidades próximas as áreas industriais para atuação em eventuais situações de emergência, minimizando as consequências para a população. No Estado de Alagoas, o programa é coordenado pelo Corpo de Bombeiros, com participação de outros órgãos públicos e representantes de empresas, como a Braskem e Algás.

TAGS:

Deixe o seu comentário