02/08/2012 13h09

INSS libera pagamento do segurados que ganham acima do mínimo

Valores já foram creditados na conta dos aposentados e pensionistas

Liberado dinheiro para segurados que recebem acima do mínimo

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) libera, desde quarta-feira, 1º, o pagamento do mês de julho dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem acima do salário mínimo. Nessa folha de julho, o INSS deposita R$ 25,7 bilhões para mais de 29 milhões de segurados em todo o País. Em Alagoas são 456 mil beneficiários, o que representa 15% da população e o valor pago é de R$ 329 milhões, superior ao Fundo de Participação do Estado e ao total do Fundo de Participação dos Municípios alagoanos.

Nesse primeiro dia, recebem os segurados que tem final de benefício 1 e 6; amanhã, final 2 e 7; na sexta-feira, final 3 e 8; segunda, final 4 e 9; e terça-feira, final 5 e zero.
Para quem recebe valores de até um salário mínimo, o pagamento iniciou no dia 25 de julho e prossegue esta semana, com a liberação do final 6, nesta quarta-feira; final 7, nesta quinta; final 8, na sexta. Na segunda libera final 9 e final zero, na terça-feira. Os segurados com dúvidas em relação às datas de pagamento e ao valor a receber podem ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7 às 22h. A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo.

O pagamento do INSS é liberado em dez dias úteis para quem recebe até um salário mínimo, e em cinco dias úteis para quem recebe acima do salário mínimo. Dessa forma, os segurados devem desconsiderar os feriados bancários, os sábados e os domingos.
A liberação dos valores de até um salário mínimo tem início no quinto dia útil antes do fim do mês em curso e vai até o quinto dia útil do mês seguinte. O pagamento é feito de acordo com o último número do benefício, desconsiderando o dígito. Assim, quem recebe até um salário mínimo e tem benefício de final 1 recebe no primeiro dia do pagamento, o benefício de final 2, no segundo dia, e assim sucessivamente.

Os valores acima de um salário mínimo são liberados nos cinco primeiros dias úteis de cada mês, sendo liberados dois números por dia. Assim, no primeiro dia recebem os segurados que têm final de benefício 1 e 6, no segundo dia, final 2 e 7, e assim sucessivamente, até a liberação do final 5 e zero, no quinto dia útil.

TAGS:

Deixe o seu comentário