24/03/2014 9h54

Presidente da Fiea defende mais investimento na produção de energia a partir da biomassa

Objetivo do seminário RenovEnergia’14 é fazer o levantamento das perspectivas de desenvolvimento das energias renováveis na matriz energética do futuro

Presidente da Fiea defende pesquisas urgentes sobre novas fontes de energia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, manifestou preocupação com a crise energética por que passa o país e defendeu atenção especial à produção de energia a partir da biomassa. “O Brasil conta com uma das fontes energéticas mais ecológicas e baratas, que é a hidráulica, mas ela não depende apenas de nós para atender à demanda. Como tem chovido pouco, os nossos reservatórios estão nos níveis mínimos”, disse.
Ele falou para estudantes, engenheiros, pesquisadores e representantes do setor energético de onze estados brasileiros, da França, Alemanha e Itália durante a abertura do Seminário Internacional Energias Renováveis e Transição Energética – RenovEnergia’14, que foi iniciado na quarta-feira, dia 19, e encerrado na última sexta-feira, 21, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa.
“Este seminário acontece num momento oportuno, que ele seja de muito proveito para todos os participantes”, destacou José Carlos Lyra de Andrade, depois de ter feito referência às possibilidades de geração de energia a partir da cana-de-açúcar. A Fiea foi uma das realizadoras do evento, juntamente com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Prospectiva 21OO e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, ressaltou que o Estado de Alagoas tem uma matriz energética com quase 80 por cento de energia renovável, além de uma vocação para produção de energia solar e produzida através da biomassa.
A palestra de abertura, nesta quarta, tratou sobre o tema “Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas”, e foi conduzida pelo ex-secretário da Seplande, Luiz Otavio Gomes. O encerramento, na sexta-feira, dia 21, ficará por conta dos professores Jean-Louis Bobin, da Université de Paris 6, e Lucien Deschamps, da Prospective 21OO, com o tema “Transição Energética”.

Seminário – O objetivo do seminário RenovEnergia’14 é fazer o levantamento das perspectivas de desenvolvimento das energias renováveis na matriz energética do futuro, apresentar as tecnologias existentes e as inovações e técnicas em pesquisa e desenvolvimento no setor.

Deixe o seu comentário