04/01/2013 13h45

Empresa entrega projeto executivo do gasoduto Penedo-Arapiraca

Gasoduto terá 66 km de extensão e passará pelos municípios de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião

Projeto do gasoduto vai acelerar a industrialização no interior do Estado

Na primeira semana de janeiro de 2013, a empresa de engenharia Concremat concluiu e entregou à Diretoria Executiva da ALGÁS o projeto executivo da construção do gasoduto Penedo-Arapiraca.

O gasoduto terá 66 km de extensão e passará pelos municípios de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião até chegar a Arapiraca, onde atenderá indústrias, postos de GNV, estabelecimentos comerciais e residências.

Partindo do city gate de Penedo, o gasoduto será construído às margens da AL 110 e da AL 220 até chegar a uma Estação de Regulagem de Pressão (ERP), que será construída em Arapiraca. Para evitar transtornos à população, nos trechos de travessias de rodovias, cursos d’água e pontes, será utilizado o método não destrutivo de pavimento.

Conforme especificações do projeto executivo, a capacidade de distribuição do duto, de 340 mil m³/dia, equivale ao dobro do atual consumo da cidade de Maceió, excluindo-se a Braskem. Esta capacidade está alinhada à visão de futuro da ALGÁS para a Região do Agreste alagoano.

“O crescimento econômico de Arapiraca demonstra que Alagoas está em pleno desenvolvimento e os municípios estão sabendo utilizar as potencialidades do Estado, como o gás natural. A construção do gasoduto Penedo-Arapiraca representa um importante vetor para o desenvolvimento da região, seja pela atração de novos empreendimentos, desenvolvimento tecnológico ou pela geração de empregos”, enfatizou o diretor presidente da ALGÁS, Geoberto Espírito Santo.

A ALGÁS já atende os clientes do gás natural veicular de Arapiraca com o Gás Natural Comprimido, levado desde 2004 por carretas para os postos de GNV da cidade. Em Alagoas, a Companhia conta atualmente com 60.365 unidades residenciais contratadas, 460 estabelecimentos comerciais, 24 indústrias e 36 postos de GNV, amparados por um contrato de 700 mil m³/dia fornecidos pela Petrobras.


TAGS:

Deixe o seu comentário